Mateus Solano em cena (Crédito Dalton Valerio)
A comédia dramática “O Figurante” marca a estreia de Mateus Solano em um monólogo, onde interpreta um figurante que começa a questionar sua própria existência e o papel que ocupa em um mundo que insiste em mantê-lo em segundo plano. Com direção de Miguel Thiré e colaboração dramatúrgica de Mateus Solano e Isabel Teixeira, a peça estreia no dia 10 de janeiro, às 21h, no Teatro Renaissance, em São Paulo. As apresentações acontecerão às sextas, às 21h, sábados, às 19h, e domingos, às 17h. A temporada paulista sucede uma bem-sucedida passagem pelo Rio de Janeiro, de julho a outubro, além de apresentações em Minas Gerais, Porto Alegre, Brasília e Ribeirão Preto.
A narrativa acompanha Augusto, um figurante que busca entender sua essência em meio a uma rotina vazia de significado, que o mantém distante de sua verdadeira potencialidade como ser humano. A peça propõe reflexões sobre o desafio de se conectar com a própria identidade e assumir o controle da própria história. “Somos uma espécie que cria histórias para viver e mundos para acreditar. No esforço de fazer parte desses mundos, frequentemente nos afastamos de nós mesmos, a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, pondera Mateus Solano.
A dramaturgia foi concebida a partir do método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel Teixeira, que incentivou o ator a usar sua criatividade por meio de improvisações. Essas cenas foram registradas, transcritas e posteriormente trabalhadas por Isabel, resultando no texto final que reflete as profundezas do personagem.
“Atores e atrizes escrevem no ar da cena, onde a vírgula é a respiração e o texto é a palavra dita antes de ganhar forma no papel. Essa foi a base para escrever ‘O Figurante’. Partimos dos improvisos de Mateus Solano e mergulhamos em um intenso processo de composição e estruturação dramatúrgica. A peça joga luz sobre aquilo que geralmente é ignorado, ampliando o olhar para o que frequentemente passa despercebido”, explica Isabel Teixeira.
A montagem também dá continuidade à pesquisa de linguagem desenvolvida ao longo dos anos por Miguel Thiré e Mateus Solano, focando em uma encenação minimalista, onde corpo e voz são os pilares da atuação. No palco vazio, Mateus incorpora o figurante e outros personagens por meio de mímica e expressão corporal.
“Sempre acreditei em um teatro que dialoga diretamente com a sociedade, que impacta o público. O que queremos dizer? Como vamos dizer? Neste quinto trabalho em conjunto, deixo o palco para assumir o papel de ‘espectador profissional’, como diretor. Acompanho este incrível ator, Mateus Solano, que dá vida a outro ator (o personagem), alguém que, ironicamente, não consegue brilhar. ‘O Figurante’ busca trazer atenção para o que normalmente fica em segundo plano. O desafio foi criar um personagem que quase desaparece, que está fora de foco, como parte do cenário”, reflete Miguel Thiré.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Isabel Teixeira, Mateus Solano e Miguel Thiré. Atuação: Mateus Solano. Direção: Miguel Thiré. Direção de Produção: Carlos Grun. Direção de Movimento: Toni Rodrigues Desenho de Luz: Daniela Sanches. Direção Musical e Trilha Original: João Thiré. Design Gráfico: Rita Ariani. Desenho de Som: João Thiré. Fotos: Guto Costa. Equipe de Produção: Flavia Espírito Santo, Glauce Guima, Kakau Berredo e Cleidinaldo Alves. Idealização e Realização: Mateus Solano, Miguel Thiré e Carlos Grun. Produção: Bem Legal Produções. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli.
Serviço:
O Figurante
Estreia: 10 de janeiro às 21h.
Temporada: De 10 de janeiro a 31 de março – Sextas às 21h, sábados às 19h e domingos às 17h.
Duração: 70 minutos.
Ingressos: Disponíveis no site do Olha o Ingresso
R$150,00 (inteira) R$75,00 (meia)
Teatro Renaissance
Alameda Santos 2233 – Jardim Paulista, Piso E1
Bilheteria de sexta a domingo das 14h ao início do espetáculo
Site: www.teatrorenaissance.com.br
(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)
Mateus Solano em cena (Crédito Dalton Valerio)