Reprodução: Cia Afeto
Em uma cidade de prédios e notícias – uma cidade de jornais – coberta por palavras e histórias escritas por outros, um jovem caminha lentamente, subindo em um dos altos prédios com um objetivo trágico em mente. O encontro com outro jovem, com outra história, é o que molda essa narrativa. Ainda há tempo para mudar a visão sobre si mesmo?
Imerso em uma história sensível e delicada, Cidade de Jornais visa aprofundar o contato com adolescentes em momentos de fragilidade, para mostrar que aquilo que nos inviabiliza não precisa ser o fim.
Entre diálogos internos intensos e um tema que trata o suicídio como principal questão, os adolescentes sofrem tanta pressão por todos os lados que não se reconhecem mais, apenas internalizam as palavras que lhes são impostas, sem receber apoio e acolhimento, quando o que mais precisam, é um apoio sem julgamentos e com carinho, que lhes guie ao conhecimento do amor próprio.
A peça mostra como começar a trilhar um novo caminho com seus próprios passos, pois ninguém é só aquilo que o outro diz. Não precisamos seguir um modelo de como ser alguém, só precisamos ser nós mesmos e gritar isso para quem quer que nos questione. A temática fala sobre saúde mental, sobre apoio, sobre gritar sua história e se expressar sendo quem você verdadeiramente é.
Na produção estética, conta com uma sonoplastia totalmente original produzida especialmente para o projeto, com inspiração vindas do rap e do trap, onde os produtores se basearam nos sons da cidade para criar uma atmosfera, sempre buscando alcançar o público jovem. O cenário é simples, prédios e jornais, focando a maior atenção nos atores em cena, e a iluminação foi criada a partir do movimento da cidade, dos carros e da posição do sol ao decorrer do dia.
A Cia Afeto acredita na força política dos afetos como um meio de transformação social, e esse afeto é também uma ação de impacto para viabilizar a transformação de dores em gritos; em arte, sempre de forma saudável, acolhedora e contando com profissionais da área da saúde mental. Com isso, podemos esperar mais da Cia Afeto, com uma visão saudável e qualificada sobre como lidar com suas emoções, entendendo, falando e oferecendo ajuda quando necessário, sempre com escuta e respeito.