Design da pista criou mais oportunidades de exposição para os patrocinadores do evento (Crédito: Justin Crawford)
A paixão dos brasileiros pelo skate tem impulsionado a economia da modalidade no país, gerando retornos significativos para marcas – muitas delas não endêmicas – que apoiam o esporte. Um monitoramento do IBOPE Repucom, que avalia a eficiência do patrocínio em mídia, mensurou o impacto da exposição dos patrocinadores durante o SLS Super Crown World Championship 2024.
Encomendado pela agência V3A, representante da SLS no Brasil, o estudo apontou um valor total de exposição de R$ 51 milhões para as marcas exibidas nas transmissões e reprises do evento na TV Globo, SporTV e Globoplay – um crescimento de 420% em relação ao ano anterior. Desde 2022, a média anual de crescimento na exposição das marcas nas transmissões tem sido de 182%, com um tempo recorde de exibição de mais de 14 horas na edição de 2024.
Além do interesse crescente do Grupo Globo pela modalidade, novas propriedades comerciais foram inseridas na pista para potencializar a visibilidade e a qualidade da exposição dos patrocinadores. O estudo analisou o desempenho de marcas como BB Seguros, Governo do Estado de São Paulo, Monster Energy Drink, Cariuma, Vivo, Heineken 0.0, Baw Clothing, Dios Azul Tequila, Snickers e Seven Boys. No total, considerando todas as mídias em que o evento repercutiu, o retorno de exposição e mídia espontânea superou R$ 250 milhões.
“Os números de audiência e alcance da transmissão do Super Crown nos últimos anos nos desafiaram a aprimorar a eficiência na exposição dos patrocinadores. Na construção da pista e na dinâmica da competição, buscamos criar novas propriedades comerciais mais próximas dos skatistas, nossos protagonistas. Sabemos que as lentes os acompanham a todo momento”, explica Pedro Dau de Mesquita, sócio e diretor executivo da V3A.
O estudo também registrou recordes de audiência na transmissão televisiva do Super Crown, que alcançou mais de 20 milhões de espectadores – um aumento de 28% em relação ao ano anterior. A transmissão da final feminina elevou em 25% a audiência do Esporte Espetacular, resultando no melhor desempenho do programa em 2024. No Ginásio do Ibirapuera, mais de 16,5 mil fãs compareceram ao evento, superando os 15 mil de 2023.
Nas redes sociais da SLS Brasil, o crescimento também foi expressivo. As interações em conteúdos sobre o Super Crown aumentaram 300%, o número de contas impactadas cresceu 521% em relação à edição anterior, e a página conquistou 23% mais seguidores.
“O Brasil se consolida como uma potência do skate mundial, refletindo-se na audiência e no engajamento recordes. Nossa geração atual de skatistas brilha nas principais competições internacionais e inspira milhões de fãs. Segundo dados da pesquisa Sponsorlink, o número de fãs declarados de skate no país cresceu 98% nos últimos cinco anos, tornando a modalidade uma das principais plataformas de conexão com um público jovem e apaixonado”, destaca Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom.
Com uma das maiores bases de fãs de skate do mundo, o Brasil foi confirmado como sede do SLS Super Crown World Championship 2025, pelo quarto ano consecutivo – o terceiro seguido em São Paulo. Nas últimas três edições (Rio de Janeiro, em 2022, e São Paulo, em 2023 e 2024), a skatista Rayssa Leal se sagrou campeã, tornando-se a primeira mulher a conquistar o tricampeonato da SLS.
Créditos: Dan Pellicciari
Sobre a Street League Skateboarding (SLS)
Desde sua criação em 2010, a SLS elevou o skate de rua de eventos independentes a uma prestigiada série global. Pioneira no sistema de qualificação premium e no formato de competição, a liga estabelece um caminho do amador ao profissional e promove eventos ao vivo nas principais cidades do mundo. A Street League Skateboarding integra a ThrillOne Sports & Entertainment, empresa multimídia que une esportes, entretenimento e estilo de vida, combinando marcas como Nitro Circus, Nitro Rallycross e ThrillOne Media.
Sobre a V3A
Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A é referência em live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Seu portfólio inclui clientes como Petrobras, L’Oréal e Globo, além de eventos em ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como World Trail Races (WTR), TRITON, R.E.M.A (antigo Saquarema Surf Festival), SLS Brasil, Prêmio eSports Brasil (PEB), Multiplatform eSports Games (MEG), Living Books e Lapa pela Lapa.
(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)