Jogos de massacre é uma obra de Eugène Ionesco e do chamado Teatro do Absurdo. A companhia Brontossauros Babando Bicicletas teve grande êxito ao adaptar e trazer o texto ao Festival de Teatro de Curitiba.
Os atores ofereceram uma experiência aos espectadores, montando do lado de fora do espaço, uma instalação de jogos de circo, onde a plateia passou cerca de 15 minutos brincando.
Logo após, fomos conduzidos ao espaço do teatro, onde havia um grande frasco de álcool em gel como cenário, que foi retirado logo em seguida, após a ação de um dos atores. O cenário contava ou com praticáveis, que se transformavam em diversas coisas, ou com mesas e bancos. Tudo era móvel e montado de acordo com cada cena.
Vale ressaltar que as cenas não eram fixas, e sua ordem era decidida através de um dado – artifício do Teatro do Absurdo, a falta de linearidade do texto, que foi muito bem resolvido com o uso do dado – que os próprios atores utilizavam. A ordem das cenas na sessão que assisti foi: 4, 5, 2, 3, 6 e 1.
Toda a peça é uma representação de uma cidade devastada por uma louca epidemia que mata a todos misteriosamente, independentemente de quem sejam. Dessa forma, todos os cidadãos reagem de sua forma ao medo enlouquecedor de morrer. Em uma das cenas, o protagonista obriga seus funcionários a limparem tudo compulsivamente, na tentativa de evitar a doença, o que não adianta de nada, pois a morte chega, o leva, e a todos os funcionários, um de cada vez. No entanto, a cena mais marcante foi a de número 1, em que todo o elenco estava em cena e os atores eram dublados pelos colegas que estavam atrás, como uma narração de jogo de futebol. A cena se encerra com todos mortos.
Com toda a atmosfera do Teatro do Absurdo, tudo tem conexão com nossas vidas. Nesse aspecto, a cia se saiu muito bem, trazendo um texto pouco explorado e com um elenco grande, contando com cerca de 23 pessoas, um belo desafio, que com certeza não foi exatamente fácil.
FICHA TÉCNICA
Companhia: Brontossauros Babando Bicicletas | Direção: Hélio de Aquino e Sílvia Contursi | Elenco: Alanna Biatriz, Anny Fina, Bianca Guerra, Deni Henrique, Eugênio Amaral, Gabbiel, Gabi Ramos, Griot, Helena Marques, Ingrid Garcia, Júlia Medeiros, Leo Staningher, Luigi Soletti Vitto, Lu Pombo, Natália Cerqueira, Nícolas Wolaniuk, Panek, Paulo Mathias, Seu Lima, Theo Brito, Victor Amadeu, Vini Borges e Viviane Moraes | Operador da Mesa de Luz: Diego Bernardes | Operador da Mesa de Som: Hélio de Aquino