O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim – Tudo que você precisa saber antes assistir ao filme

Divulgação

Para aqueles familiarizados com os trabalhos de J. R. R. Tolkien, as aventuras de Frodo, Gandalf e a Sociedade do Anel não são as únicas da saga O Senhor dos Anéis. A Terra Média é um dos universos mais ricos e fascinantes da literatura, com uma vasta mitologia, história e elenco de personagens. Uma dessas histórias, a guerra entre os reinos de Rohan e os Dunland, será a base narrativa de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, a mais nova animação da franquia que retorna aos cinemas depois de quase 10 anos sem um longa inédito.

Se tratando de uma das principais estreias do mês de dezembro, o Folhetim Cultural preparou uma matéria especial com todos os detalhes que você precisa saber antes de conferir o filme nas telonas.

 

EQUIPE DE PRODUÇÃO

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim é um longa dirigido pelo premiado diretor japonês, Kenji Kamiyama. Trabalhos prévios do diretor incluem as animações Blade Runner: Black Lotus (2021), Star Wars: Visions (2021) e Ghost in the Shell: Stand Alone Complex (2002-2005). Peter Jackson, diretor dos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, é produtor executivo do projeto. A SOLA Digital Arts, estúdio japonês de animação, é responsável pelo desenvolvimento do longa-metragem.

 

HISTÓRIA

A trama do filme será ambientada cerca de 200 anos antes dos eventos de Sociedade do Anel. Após uma tentativa falha de unir reinos por meio do casamento, Helm Mão-de-Martelo, rei de Rohan, assassina o rei Freca. Buscando vingança pela morte do pai, o príncipe Wulf lidera o exército de Dunland para guerrear contra Rohan. Hera, a princesa de Rohan, deve achar forças para proteger seu reino e lutar contra Wulf.

Para fãs dos filmes originais, veremos a história da famosa fortaleza Abismo de Helm, local de umas das mais marcantes batalhas de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002).

 

ELENCO

Reprodução: Warner

          Para dar vida aos personagens, Brian Cox será a voz de Helm Mão-de-Martelo, Gaia Wise irá interpretar a princesa Hera e Luke Pasqualino será Wulf, o antagonista do longa. Miranda Otto, atriz que interpretou Éowyn em As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), vai reprisar seu papel no longa animado, servindo como a narradora da história.

Outro importante personagem que irá retornar na animação é o mago Saruman, que surpreendentemente será dublado por Christopher Lee. O ator que deu vida ao personagem nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit, faleceu em 2015 aos 93 anos. No entanto, a produtora Philippa Boyens confirmou durante a New York Comic Con 2024 que a equipe de produção teve acesso a gravações prévias feitas pelo ator para os filmes de O Hobbit, podendo assim trazer de volta o personagem e honrar o legado deixado por Lee.

 

PRIMEIRA ANIMAÇÃO DEPOIS DE DÉCADAS

Reprodução: Ralph Bakshi

 Este filme se encontra em uma posição bastante curiosa. Não só será o retorno das aventuras da Terra Média aos cinemas depois de 10 anos, após o lançamento de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014), como o retorno de O Senhor dos Anéis para as animações.

Para quem não sabe, as obras de Tolkien já foram adaptadas para filmes antes mesmo de Peter Jackson. Entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80, 3 longas de animação baseadas nos trabalhos do autor foram produzidas. Em 1977 foi lançada a adaptação de O Hobbit, em 1978 tivemos o lançamento de O Senhor dos Anéis e em 1980, O Retorno do Rei. Entretanto, A Guerra dos Rohirrim será a primeira animação a ter um lançamento nos cinemas.

 

QUAL LIVRO O FILME SE INSPIRA?

A história da guerra entre Rohan e Dunland é mencionada nos apêndices dos livros de O Senhor dos Anéis, como um dos muitos conflitos que ocorreram no passado da Terra Média. Esse pequeno trecho será a base narrativa para a animação, que vai detalhar e expandir os eventos e personagens narrados no livro.

 

DATA DE ESTREIA

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim chegará aos cinemas brasileiros no dia 5 de dezembro. Fique ligado que em breve será publicada a nossa crítica do longa.

ASSISTA AO TRAILER:

 

About The Author