Os jogos olímpicos de Paris estão se aproximando, e por isso, iremos apresentar alguns esportes que não fazem mais parte do quadro olímpico.
Croquet
O jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830. Derivado do golfe, o Croquet começou como um jogo voltado à recreação, mas, depois de um tempo, tornou-se um esporte. Este jogo é praticado em países como Estados Unidos, Canadá, França e Austrália, sendo pouco popularizado no mundo. Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas. Apesar de ser pouco praticado, o Croquet já participou dos Jogos Olímpicos em 1900, em Paris.
Hóquei no Gelo
O hóquei no gelo é um esporte pouco conhecido no Brasil, porém reconhecido internacionalmente desde 1920. Suas origens são do século IX, no Canadá, e atualmente consta com várias ligas nacionais e internacionais. No ano de 1920 foi feito um evento do esporte nas Olimpíadas de Verão. Hoje ele faz parte do calendário dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Rugby de quinze
Uma das versões para a origem do rugby, é que ele teria nascido de uma jogada irregular do futebol feita por um estudante chamado Willian Ellis que achou o futebol monótono. Ele pegou a bola na mão e levou até a linha de fundo do adversário. Seus colegas, irritados, tentaram agarrá-lo. Nos anos de 1900, 1908, 1920 e 1924 foi feito um evento do esporte nas Olimpíadas. Voltou em 2016 em sua versão reduzida, o rugby sevens.
Lacrosse
Os primeiros a jogar o lacrosse foram os americanos nativos, e a prática geralmente tinha como objetivo a resolução de disputas entre tribos ou celebrações de rituais religiosos. O nome lacrosse surgiu quando os exploradores franceses entraram em contato com o esporte. Para eles, o stick utilizado era parecido com o cajado de um bispo, que em francês é crosse. Sendo assim, o que eles viram foi chamado de le jeu de la crosse. Nos anos de 1904 e 1908 foi feito um evento do esporte nas Olimpíadas.
Nos anos de 1928, 1932 e 1936 foram feitas disputas como demonstrações do esporte nas Olimpíadas.
Cabo de Guerra
Cabo de Guerra (Tug of War em inglês) não tem um local ou ano específico que comprove de maneira exata a sua origem. Tudo leva a crer que este esporte tenha aparecido através de cerimônias e cultos antigos que eram realizados pelos povos egípcios, há mais ou menos 4.000 anos atrás. Também os gregos tinham cerimônias que imitavam o cabo de guerra, assim como povos da Ásia, América do Norte e América do Sul. O Cabo de Guerra já foi um esporte olímpico e esteve presente nas Olimpíadas de 1900, em Atenas, na Grécia; 1904, em Paris, na França; 1908, em Londres, na Inglaterra; 1912, em Estocolmo, na Suécia; e 1920, em Antuérpia, na Bélgica.
Apesar de não fazer mais parte das Olimpíadas, o Cabo de Guerra é um esporte reconhecido e participa dos Jogos Mundiais (World Games), que é uma competição organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no qual, participam apenas modalidades esportivas não-olímpicas, mas que são reconhecidos pelo COI.