Entre os dias 20 a 30 de junho, a Alameda Cia Teatral realizou a 1º Mostra de Repertório com três espetáculos: Alumia, Eba! A extraordinária biblioteca de Alexandria e Cafés Malditos. O evento reuniu aproximadamente mil pessoas ao longo de 16 sessões e com 30 pessoas envolvidas nos bastidores, mostrando a força que a companhia possui em Curitiba.
“A mostra foi um marco na nossa história, conseguimos reunir 3 espetáculos, 8 cenas solo em duas semanas de apresentações, mais de 30 pessoas envolvidas entre elencos, equipe técnica, produção.”, contam os diretores, Galvani Carraro e Cristovão de Oliveira. A Mostra marcou os 27 anos da companhia que já atingiu a marca de 24 espetáculos montados e diversos prêmios. Entre eles, o Gralha Azul para a peça “Alumia” na categoria de Melhor Caracterização e Maquiagem.
Carraro ainda completa que o evento marcou a potência da Cia., “A Mostra Alameda traz a força e garra de nossa Cia. que esta fez toda essa movimentação com recursos próprios e sem patrocínio de nenhuma empresa de Curitiba, apesar de nossos esforços incansáveis.”
O público contou ainda com 8 cenas solos que aconteceram no hall de entrada do teatro, minutos antes das sessões, proporcionando uma recepção teatral enriquecedora para a experiência que o público viveria a seguir. As cenas foram desenvolvidas em oficinas ministradas pela companhia e apresentada por diversos artistas.
Sobre ocupar um espaço tão importante para o cenário teatral Curitibano, os diretores declararam que o Zé Maria é uma casa “com uma história maravilhosa onde muitos artistas já estiveram, sem falar na acolhida maravilhosa do pessoal responsável pelo teatro. Já estivemos em outras oportunidades apresentando ali, mas sempre é uma nova emoção.”
Além dos espetáculos apresentados na 1º Mostra, a Alameda já possui novas peças em etapa de produção, incluindo projetos que estão na gaveta desde 2010 e que finalmente poderão ganhar o mundo em breve. A próxima Mostra de Repertório deve acontecer em comemoração aos 25 anos da Cia em Curitiba, que chegou a capital paranaense 4 anos após sua fundação.