Ontem foi dada a largada no torneio masculino da Liga das Nações do vôlei, o primeiro evento da última temporada de seleções pré-olimpíadas de Paris. O time do Brasil estreou às 21h contra a equipe de Cuba e o jogo ocorreu no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A partida marcou também a reestreia do técnico Bernardo Rezende (Bernardinho), que havia deixado o comando da seleção brasileira após a conquista do ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, mas retornou após Renan Dal Zotto ter pedido demissão do cargo no ano passado.
Do lado do Brasil, os titulares foram o levantador Bruninho, os centrais Flávio e Lucão, os ponteiros Leal e Lucarelli, o oposto Darlan e o líbero Thales. Bernardinho também utilizou Alan, Cachopa, Adriano e Maurício Borges em alguns momentos do jogo, e tinha disponíveis no banco o central Isac e os ponteiros Arthur Bento e Honorato, este último escalado como líbero.
Cuba jogou com Thondike, Sánchez, Yant, López, Simón, Concepción e García, e fez poucas substituições durante a partida.
Com elenco repleto de jogadores experientes e também algumas caras mais jovens, o Brasil sofreu muito na linha de recepção e no sistema de bloqueio (a seleção brasileira marcou apenas 4 pontos neste fundamento, contra 10 de Cuba), e apresentou um número alto de erros de saque. O time cubano, por outro lado, fez uma boa partida nas defesas e teve uma virada de bola eficiente durante toda a partida, estando quase sempre à frente no placar.
Vale lembrar que o Brasil já tem vaga garantida na Olimpíada de Paris por ter ficado em 2º lugar no torneio pré-olímpico, que ocorreu ano passado também no Maracanãzinho, ou seja, não depende do resultado da VNL para se classificar.
Próximos Jogos
O próximo compromisso da seleção masculina de vôlei é na quinta-feira (23), às 21h pela segunda rodada da VNL, contra a Argentina. Após isso, o Brasil joga contra a Sérvia (sexta-feira, 21h) e termina a primeira etapa da competição enfrentando a Itália (domingo, 10h). Os jogos serão todos no Maracanãzinho e terão transmissão no SporTV 2 e VBTV (apenas o jogo contra a Itália terá transmissão na Rede Globo, durante o Globo Esporte).