Após brilhar no Carnaval, Milton Cunha assume novo desafio no Festival de Curitiba

Reprodução

Depois de meses de trabalho intenso e uma presença marcante no Carnaval, Milton Cunha está pronto para um novo desafio. No dia 24 de março, ele troca a folia pelas artes cênicas ao assumir o papel de mestre de cerimônias do Festival de Curitiba, um dos maiores e mais tradicionais eventos do teatro mundial, que chega à sua 33ª edição.

A cerimônia de abertura acontece no Teatro Positivo – Grande Auditório e contará com a apresentação de “Os Mambembes”, peça estrelada por Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti.

Dirigido por Fabíula Passini e Leandro Knopfholz, o Festival de Curitiba reúne mais de 350 espetáculos e intervenções artísticas, movimentando a cena cultural da capital paranaense e região metropolitana. Anualmente, cerca de duas mil pessoas desembarcam na cidade para participar da programação, que se espalha por mais de 70 espaços. O evento conta com o patrocínio da Petrobras e é realizado pelo Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Milton Cunha: do Carnaval à academia

Conhecido por sua irreverência e profundo conhecimento sobre o Carnaval e a cultura brasileira, Milton Cunha também acumula uma trajetória acadêmica impressionante. Ele é pós-doutor e trilíngue, e atualmente realiza seu segundo pós-doutorado no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da UFRJ, onde pesquisa as narrativas do Boi de Parintins como patrimônio cultural da Amazônia.

Sua primeira pós-graduação nesse nível foi concluída em 2017, com foco na História da Arte e uma pesquisa sobre as narrativas culturais no Carnaval de Rosa Magalhães. Além disso, Milton é psicólogo formado pela Universidade Federal do Pará, especialista em Moda e Indumentária pela Universidade Estácio de Sá e tem um mestrado e um doutorado em Letras pela UFRJ, onde estudou as criações de Joãosinho Trinta.

Curiosamente, os Bois de Parintins também fazem parte do Festival de Curitiba 2024. Além da abertura, sua apresentação lotou o Teatro Positivo, reforçando a diversidade e riqueza cultural do evento.

Mostra Lucia Camargo: diversidade em cena

Um dos destaques do festival, a Mostra Lucia Camargo reafirma seu compromisso com a diversidade e a representatividade no teatro contemporâneo. Em sua curadoria, a produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, a atriz e diretora Giovana Soar e o dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa selecionaram cerca de 30 espetáculos para compor a programação.

Entre os nomes confirmados para esta edição estão grandes talentos da dramaturgia nacional, como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Julia Lemmertz, Gregorio Duvivier, Deborah Evelyn, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado, Rodrigo Pandolfo, Tainá Müller, Nena Inoue, Rosana Stavis, César Mello, Flávio Bauraqui, Grace Passô e Jessica Teixeira.

Para mais informações, a programação completa pode ser acessada no site oficial do festival (www.festivaldecuritiba.com.br) e nas redes sociais (@festivaldecuritiba no Instagram e Facebook, @Fest_curitiba no Twitter).

Serviço:
33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

About The Author