5 esportes pouco conhecidos no Brasil que podem te surpreender

Bola do Sepaktakraw | Divulgação/Reprodução

Investir em modalidades esportivas pouco conhecidas pode trazer impacto social positivo

Indiscutivelmente, o esporte é fundamental para a construção da sociedade. Sendo o esporte mais popular do mundo, no Brasil, o futebol tem alto valor econômico, centralizando maior investimento e visibilidade midiática.

Em um país tão desigual, o esporte pode contribuir para o enfrentamento e superação das mazelas sociais.  Mas será que no “País do futebol” existe espaço para outras modalidades esportivas?

Conheça algumas dessas modalidades que mesmo com baixa adesão e notoriedade podem promover inclusão no esporte, além de proporcionar momentos de diversão e competições calorosas:

Badminton

Divulgação/Reprodução

É considerado o mais veloz entre os esportes que utilizam raquete. Pode ser praticado em duplas ou individualmente, em áreas separadas por uma rede, semelhante à de tênis. O badminton tem o objetivo de rebater a peteca utilizando a raquete e atingir a área do adversário. As partidas são disputadas em três sets totalizando 21 pontos. É necessário ganhar dois sets para vencer a partida.

A velocidade da peteca pode variar de acordo aos diferentes formato e peso da peteca, e temperatura do local onde o badminton será praticado.

Phygital games

Divulgação/Reprodução

O formato inovador proporciona uma experiência única que mistura esportes físicos e digitais, está ganhando muitos adeptos no cenário internacional. São mais de 10 modalidades esportivas phygital. Os jogos permitem que os participantes interajam simultaneamente entre o mundo real e virtual. Ao contrário dos jogos de videogame tradicionais, essas novas modalidades estimulam a pular, dançar e outros estímulos físicos.

Sepaktakraw

Divulgação/Reprodução

Popularmente conhecido na Tailândia, Camboja, Malásia, Laos e Indonésia. Sepak Takraw significa Chutar (“Sepak” em malaio) e a Bola (“Takraw” em tailandês). A princípio, essa bola era feita de fibra de bambu trançada, mas hoje é fabricada com material sintético, mantendo o formato das originais.

O jogo acelerado e acrobático, traz a destreza dos movimentos corporais semelhantes aos movimentos das danças e artes marciais do sudeste asiático.

É disputado por duas equipes, cada uma com três jogadores, separadas por uma rede cujo objetivo é passar a bola para o lado adversário e pontuar tocando o chão da quadra. É permitido usar apenas os pés, joelhos, peito e cabeça, exceto tocar com as mãos e os braços.

Rugby

Divulgação/Reprodução

No Rugby, ou rúgbi, é utilizada uma bola oval que deve ser conduzida pelos jogadores com os pés ou com as mãos até a linha de fundo do campo. O objetivo principal é passar com a bola através da linha de fundo e encostá-la no chão. Nessa modalidade esportiva, os passes com as mãos só podem ser feitos para os lados ou para trás. Em contrapartida, os passes para frente só podem ser realizados com os pés. Outra regra muito importante é que só pode derrubar o jogador que tenha a posse de bola.

Frisbee

Foto: Jeff Bell | Divulgação/Reprodução

O ultimate frisbee é uma modalidade esportiva praticada em quadra com 2 equipes de 5 jogadores ou ao ar livre entre 2 equipas de 7 jogadores. O jogo que dispensa arbitragem consiste em lançar o disco em qualquer direção para um integrante da sua equipe, este deve pegar o disco dentro da área de marcação no campo adversário e marcar um ponto. Em regra, o jogador não pode correr com o disco, mas pode fazer rotação sobre o seu pé de apoio e cada vez que um time marca ponto, troca o lado no campo.

 

De uma riqueza cultural inestimável, é importante que o Brasil comece a abrir portas para novas modalidades incentivando maior investimento em projetos esportivos, facilitando o acesso, inspirando novas gerações à prática de diferentes atividades seja para formar atletas ou moldar os hábitos trazendo mais qualidade de vida da população brasileira.

About The Author