Teatro de Rua: A Resistência da Arte Popular

Foto do espetáculo: “Fendas: Deixa Crescer uma Flor no Topo da Cabeça” (Reprodução Festival de Curitiba/ Créditos: Susan Sena)

O que é o Teatro de Rua

Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, Metrô, universidade etc. (PAVIS, 1999, p.385). É uma forma teatral que possui suas origens na antiguidade, o teatro nasceu no espaço aberto e desde a Grécia antiga colocou na cena os problemas da polis e dos cidadãos. Teatro e cidade sempre foram ligados, numa relação amigável ou conflituosa, mas um sempre serviu ao outro durante vários séculos, profissionalizou-se no Renascimento e seguindo a burguesia criou-se o espaço teatral restrito ou edifício teatral que acabou sendo uma forma de elitizar o teatro.

 

O Teatro de Rua no Brasil

O teatro de rua, no Brasil, tem suas raízes nas manifestações populares e festivais, que surgiram a partir da mistura de culturas indígenas, africanas e europeias. Essas manifestações incluíam danças, músicas, dramatizações e performances que eram realizadas nas praças, calçadas e ruas, das cidades e povoados. Com o passar do tempo, o teatro de rua se consolidou como uma forma de expressão artística e política, empregada para narrar histórias, denunciar injustiças sociais e promover a reflexão e o debate sobre questões importantes para a sociedade. Foi muito difundido no país como uma forma de voz contra a ditadura, nos anos 1980, muito comparado ao “agitprop” e era claramente um teatro voltado para movimentos políticos.

Nos dias de hoje ele possui uma postura mais estética e movimentos mais sociais. Muitos grupos hoje em dia, ajudam a comunidade e “adotam” os locais em que normalmente se apresentam, reformando e cuidando de locais antes abandonados. Como o grupo “Satyros” que se instalou na Praça Roosevelt, em São Paulo, levando segurança e melhoria para praça e seus moradores.

O teatro de rua se caracteriza pela espontaneidade, criatividade e interação com o público. As apresentações são realizadas em espaços abertos, sem a necessidade de cenários elaborados ou equipamentos sofisticados, o que permite uma maior proximidade e participação do espectador. Além disso, o teatro de rua é marcado pela diversidade de linguagens e estilos, que vão desde a comédia popular até o drama social, passando pela poesia, música e dança.

 

O Impacto do Teatro de Rua no Público

Esse tipo de espetáculo também desempenha um papel importante na democratização do acesso à cultura, ao levar espetáculos gratuitos e de qualidade para os espaços públicos e comunidades carentes, desde uma tentativa de levar o teatro às pessoas que não tem acesso ao fazer teatro convencional, até uma forma de teatro político. As pessoas que veem as peças pela cidade, são pessoas das mais diversas faixas etárias, classes sociais, e mentalidade, este é um dos fatores interessantes do teatro de rua, ele tem que ser criado de forma que trabalhe sua variedade de público.

O Teatro de rua ocupa as áreas abertas fazendo delas seu espaço cênico. No entanto, esses lugares são dotados de significados, inscrevem parte da história da cidade, portanto, devem ser pensados em toda a sua amplitude para que possam ser bem utilizados. Ele, não esqueçamos, é uma interferência no espaço, tornando-o propício a fruição.

Quando falamos em teatro de rua, estamos falando de uma forma de descentralizar o teatro, levá-lo as mais distintas pessoas e lugares, falamos em humanizá-lo, colocar o ator em contato direto com o público, de conectar ator e público podendo transformá-los em uma coisa só, fazendo com que o espetáculo receba interferência, mas também entre na vida das pessoas. E nesses tempos em que tudo parece mais veloz, a rua mais agressiva e pela qual devemos passar rapidamente, o teatro pode se colocar como um elemento interruptor dessa agonia moderna, levando o passante a sonhar e a refletir sobre sua condição de sujeito histórico dentro da cidade.

 

Conclusão

Existem vários festivais de teatro de rua, assim como, mostras e discussões sobre os trabalhos em todo território nacional e internacional, e através deles estão sendo discutidas e criadas cada vez mais bibliografias e discussões sobre processos criativos de teatro de rua, o que é muito importante para torná-la uma arte mais entendida e apreciada. Podemos dizer então que o teatro de rua é uma forma extremamente expressiva de levar cultura às pessoas que nem sempre tem acesso a ela e, de expor opiniões à sociedade.

A influência do teatro de rua na cultura brasileira pode ser vista em diversas manifestações artísticas e culturais do país, como o cinema, a música, a dança, a literatura e as artes visuais. Muitos artistas brasileiros de renome, como Augusto Boal, Zé Celso Martinez Corrêa e Gerald Thomas, iniciaram suas carreiras no teatro de rua e foram influenciados por essa experiência em suas obras.

About The Author