Bored Ape Yacht Club – BAYC, uma das coleções mais prestigiadas e valiosas do mundo, composta por 10 mil imagens dos macacos Créditos Site SolutionHub
O grande destaque entre os investidores apaixonados por colecionáveis digitais é o mercado dos NFTs. Nos anos de 2021 e 2022, anônimos, marcas famosas, influenciadores e celebridades como o cantor Justin Bieber e o jogador de futebol Neymar Jr começaram a adquirir NFT somando bilhões de dólares.
A exclusividade é o que fez o sucesso desse “artigo de luxo”. Mas como o mercado é cíclico, os NFTs também enfrentaram um período de desvalorização. E será que ainda vale o investimento? Antes de saber a resposta, você também deve estar se perguntando o que são os NFTs.
Os NFTs é a sigla em inglês para non-fungible tokens (token não fungíveis, em português), são um tipo de investimento digital, geralmente comprados com criptomoedas, que comprova a autenticidade de uma mídia digital.
São armazenados pela tecnologia blockchain, blocos de informações criptografadas, que faz o registro do histórico de transações, rastreamento e validação do arquivo. Seja uma obra de arte, foto ou vídeo, independentemente do tipo de mídia, os NFTs são uma comprovação de propriedade e certificado de autenticidade daquela obra, altamente resistente a cópias, falsificações.
Após adquiridos, os arquivos colecionáveis digitais podem ser visualizados por outras pessoas, mas somente o investidor tem propriedade.
Mesmo cercado de todo o glamour e viabilidade na midiática, o mercado dos NFTs também enfrentou a perda de popularidade e declínio das buscas mensais.
Por outro lado, alguns especialistas acreditam que a queda nos valores seja o momento ideal para investir. Não é à toa que em dezembro de 2024, foi registrado um volume de vendas de US$ 877 milhões. Para eles, o segredo é analisar as oportunidades de mercado e estudar bem os projetos antes de realizar a compra.
Com avanço da tecnologia e as novas possibilidades de investimentos em ativos digitais, a expectativa é que tenha um crescimento exponencial em 2025 e num futuro bem próximo nossos dados como registros bancários, registros de saúde fiquem armazenados em um token único trazendo mais facilidade e segurança ao cotidiano. Para isso, já existem comunidades de investidores engajados e dispostos a aquecer esse mercado.