Crédito Fotos: Chico Nogueira.
Depois de anos sem atuar em peças adultas na capital paranaense, Regina Vogue retorna à cena teatral com “Desmonte”, acompanhada dos atores Cicero Lira e Edson Rocha. A montagem, com texto e direção de Cleide Piasecki, estreia no dia 9 de abril, às 20h30, no Teatro José Maria Santos, e segue em temporada gratuita até 20 de abril.
O convite para o novo projeto partiu de Cicero Lira, ator e produtor da CL Produções. “Sempre quis trabalhar com a Regina. Tenho profunda admiração pelo talento dela e pelo que representa para a cultura curitibana. Como atriz, ela é pura potência e magnetismo”, destaca Lira.
Regina também celebra a parceria. “Está sendo maravilhoso participar deste projeto”, comenta a atriz, que interpreta três personagens na peça: uma avó poética, uma santa de procissão e Gadelha — uma mulher de dons de clarividência que espalha, sem pudor, a notícia do Apocalipse. “É minha primeira vez sendo dirigida pela Cleide Piasecki, e estou adorando. Tenho certeza de que o público vai se emocionar e se divertir muito”, completa.
Para Cicero Lira, o espetáculo envolve o público em temas profundos, como a finitude da vida, perdas e reencontros, além de mostrar como a arte — especialmente o teatro — traduz os desejos, medos e sonhos humanos. A peça dialoga com o universo de Graciliano Ramos e flerta ainda com outros autores, como Cervantes.
Sobre a história
“Desmonte” acompanha Antônio, um artista em crise que, entre a vida e a morte, revisita memórias da infância pobre no interior do Nordeste. Em suas lembranças, reencontra figuras marcantes como a avó, contadora de histórias, e o pai ausente. A dramaturgia, inspirada também na peça digital “Que Absurdo!”, escrita por Lira durante a pandemia, ganhou novos personagens e elementos sob a adaptação de Cleide Piasecki, equilibrando drama e humor.
“A peça reflete sobre o olhar do artista para sua trajetória, suas escolhas, memórias e perdas”, explica Cleide. Ela comenta ainda que “Desmonte” busca revelar o que há de mais essencialmente humano, resgatando a atmosfera árida de “Vidas Secas”, mas também abrindo espaço para a leveza e o afeto.
Olhar atual
Para Edson Rocha, atuar em “Desmonte” é se conectar com uma realidade ainda muito presente no Brasil. “A peça fala de pessoas que, mesmo à margem da sociedade e enfrentando grandes dificuldades, continuam resistindo. Um dos meus personagens representa muito bem essa luta e essa esperança.”
Oficina de Contrapartida Social
Além da temporada no teatro, o projeto inclui a oficina “O uso da voz e o lugar de fala para atores e não atores”, com a fonoaudióloga Doris Beraldo. A atividade, gratuita, acontecerá em quatro regionais de Curitiba, com encontros de quatro horas cada, previstos para maio.
Voltada a estudantes e interessados, a oficina abordará temas como comunicação verbal e não verbal, escuta ativa e comunicação não-violenta. “Queremos ajudar os participantes a se sentirem mais preparados e seguros em sua comunicação pessoal e profissional”, explica Doris.
As inscrições serão abertas em breve nas redes sociais da CL Produções.
Serviço:
Peça: Desmonte
Data: 09 a 20 de abril
Local: Teatro José Maria Santos
Horário: 20h30 (quarta a sábado), com sessões extras às 18h, e aos domingos às 19h
Classificação Etária: 12 anos
ENTRADA GRATUITA*
*Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo na bilheteria do Teatro José Maria Santos
(Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Fone: 41- 3322 7150)
SESSÕES COM INTERPRETAÇÃO PARA LIBRAS:
11/04 (sexta-feira) – 20h30 – 13/04 (domingo) – 19h – 19/04 (sábado) – 20h30 – 20/04 (domingo) – 19h