Quem será o novo técnico da Seleção Brasileira?

Foto: Juan Mabromata/AFP

Desde a última sexta-feira (28), quando o técnico Dorival Júnior foi demitido após a derrota do Brasil por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires, o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Futebol está vago e muita expectativa vem sendo gerada sobre o novo comando do time que está em fase de Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O anúncio oficial ainda não foi feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas alguns nomes já foram levantados. Entre gringos e brasileiros, conheça quem são os treinadores mais pedidos:

 

Abel Ferreira, o polêmico

O ex-jogador de futebol português, atualmente no comando Palmeiras, tem 46 anos e é conhecido por sua atuação vitoriosa no time paulista, sendo o treinador com mais finais pelo Palmeiras em toda a história.

À frente do Palmeiras desde outubro de 2020, Abel conquistou duas Libertadores da América, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros e uma Supercopa do Brasil. O português também é conhecido por suas falas polêmicas à torcida e imprensa brasileira.

 

Carlos Ancelotti, o vencedor

Atualmente como treinador do Real Madrid, o italiano de 65 anos, já foi nomeado um dos 10 maiores treinadores da história do futebol e merece destaque também como jogador. É conhecido por seu temperamento caloroso, sensível e considerado amigável pelos jogadores, pois gosta de conversar sobre diversos assuntos e é uma grande referência de liderança.

Em sua jornada vitoriosa, Ancelotti se tornou o primeiro treinador da história a vencer as cinco principais ligas nacionais da Europa e o único a conquistar por cinco vezes a Champions League. Além disso, já comandou grandes nomes do futebol brasileiro como Kaká, Ronaldo Fenômeno, Cafú, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. É considerado o favorito da CBF para assumir a seleção.

 

Filipe Luís, a promessa

Aos 39 anos de idade, o ex-jogador de futebol e atual técnico do Flamengo, assumiu o comando do time rubro-negro no fim do ano passado e já conquistou três títulos: Copa do Brasil de 2024, Supercopa do Brasil de 2025 e Campeonato Carioca de 2025. Em cinco meses, são 19 vitórias, setes empates e apenas uma derrota. Em entrevista recente divulgada no canal UOL Esporte, Filipe declarou que seu foco está no Flamengo e na Libertadores.

 

Jorge Jesus, o favorito

Considerado favorito dos torcedores e da imprensa brasileira a assumir o comando da seleção, o treinador e ex-jogador português de 70 anos, Jorge Jesus está atualmente comandando o Al-Hilal, da Arábia Saudita. É um dos técnicos mais marcantes da história do Flamengo, conquistou 5 títulos em dois anos, dentre eles, uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro.

Além das conquistas à frente do Flamengo, o técnico acumula um tricampeonato português pelo Benfica, uma Taça da Liga pelo Sporting e um tricampeonato da Supercopa da Arábia Saudita com o Al-Hilal.

 

Pep Guardiola, o revolucionário

O treinador e ex-jogador espanhol atualmente comanda o Manchester City. Foi eleito pela IFFHS (International Federation of Football History and Statistics) como o melhor treinador do mundo, em 2023. É conhecido por inovar o esquema tático em campo, criando uma forma diferente de se jogar futebol, a fim de oferecer uma experiência empolgante e inesquecível à torcida.

A consequência de suas escolhas é que Guardiola chegou a 38 títulos, sendo 17 apenas no comando Manchester City. Em mais de 10 anos de carreira como técnico, se tornou o segundo treinador na história do futebol mundial com mais títulos conquistados. Aos 54 anos, apesar de estar a 9 temporadas no City, Guardiola nunca escondeu o desejo de comandar uma seleção nacional.

 

Renato Gaúcho, o sonhador

“Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se vou chegar um dia, não sei, mas por que vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira” afirmou Renato Portaluppi, em entrevista recente à ESPN.

Aos 62 anos e atualmente sem clube, o treinador e ex-jogador de futebol, iniciou a sua carreira como treinador profissional no ano de 2000, um ano após se aposentar dos gramados. A passagem mais vitoriosa do treinador até o momento foi pelo Grêmio.

Como treinador os títulos conquistas por Renato Portaluppi são 2 Copas do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, cinco Campeonatos Gaúcho e duas Recopas Gaúcha.

Enquanto a mídia faz suas especulações, os torcedores seguem na expectativa, a CBF faz suas articulações internas para definir e anunciar em breve o novo treinador.

About The Author