Por que o TikTok é restrito em mais de 30 países e pode ser banido dos EUA?

Com 150 milhões de usuários nos EUA, o aplicativo é o paraíso de conteúdo ameno, como vídeos curtos, dancinhas virais e memes, o Tik Tok vem enfrentando restrições ao seu funcionamento no mundo todo.

O TikTok, aplicativo queridinho de jovens, adolescentes e crianças, enfrenta a possibilidade de ser banido nos Estados Unidos. Essa situação é resultado de uma série de fatores. O Primeiro fator, é a desconfiança de espionagem e manipulação por parte da China. Esse receio está relacionado aos supostos laços do aplicativo com o Partido Comunista Chinês. A ByteDance, empresa controladora do Tik Tok, é chinesa, o que gera desconfiança e preocupações sobre a segurança dos dados do usuário. Embora o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, tenha negado conexões com o PCCh e assegurado a segura dos dados dos usuários do app. Outro fator que leva a toda essa situação, é a pressão política que começou no governo Trump, que acusou o aplicativo de estar ligado a espionagem chinesa. O governo Joe Biden também considera essa possibilidade e aumentou a pressão para que o app seja vendido a uma empresa dos EUA. Biden já bloqueou o aplicativo em todos os dispositivos federais dos EUA, e mais da metade dos governos estaduais também tomaram medidas semelhantes. O Canadá também proibiu o uso do aplicativo nos aparelhos corporativos de todos que trabalham para o governo federal. Na Europa, o Parlamento Europeu baniu o app dos celulares de trabalho de seus funcionários.

Em resumo, o TikTok enfrenta um cenário complexo, afinal, é uma rede social ou uma máquina de coletar dados? Questões de segurança, geopolítica e interesses comerciais. O debate continua acalorado e não sabemos quais os próximos desdobramentos deste cenário que acontecerão com  o TikTok nos EUA e no mundo.

About The Author