O sertão mineiro é o elemento central de “Aos Companheiros de Estrada”, espetáculo que se baseou na obra homogenia de Guimarães Rosa que estreia na 32º edição do Festival de Curitiba, entre os dias 29 e 30 de março no Teatro de Bolso.
Além da inspiração no livro de “Grandes Sertões Veredas” (1956), o grupo homenageia o artista plástico paranaense Poty Lazzarotto durantes os 60 minutos de espetáculo. Um convite de uma viajante ao público para vivenciar sua trajetória, que nasce pelos cenários do ser(tão) mineiro, narrados pela obra de Guimarães Rosa, e, transforma-se em uma dramaturgia de auto ficcional. O corpo e a palavra convocam cada um a caminhar sobre este solo-encenação-chão.
O projeto surgiu de uma pesquisa no curso ‘Estado de ser do ator’ do LUMI que o diretor amazonense Victor Lucas e a dramaturga Camila Ferrão realizaram há um ano atrás. A partir disso, através de diversos encontros, a pesquisa foi se desenvolvendo para um trabalho autoral. “A ideia inicial surgiu desse encontro. Eu tinha um texto e o Victor uma grande vontade de fazer acontecer”, conta a dramaturga.
A dramaturgia inspirada em Guimarães Rosa surgiu de uma vivência da dramaturga Camila Ferrão em uma viagem chamada “Os Caminhos do Sertão”, que percorre a pé os 189 km que o personagem do livro “Grandes Sertões Veredas” realizou na história. “É como se você entrasse e experimentasse o livro”.
“Durante o processo de pesquisa da obra do Rosa, descobrimos que quem ilustrou o livro foi o artista curitibano Poty Lazzarotto e entendemos a importância de trazer essa montagem para cá, pois significa continuar esse diálogo que o Guimarães Rosa começou com o Poty” explica Camila sobre a presença do artista curitibano na estética do espetáculo.
O grupo independente que precisou realizar um financiamento coletivo online para a montagem da peça, nasceu na busca de pesquisar técnicas corpóreas para o performer. Utilizando de pesquisas físicas para compor as palavras, foi necessário um ano na construção de todo o processo. Além disso, pesquisadores do próprio Guimarães Rosas se juntaram ao grupo para tornar o processo mais enriquecedor e profundo.
Para o grupo, o público pode esperar um texto muito poético e intimo sobre nossos próprios sentimentos, escolhas e processo de vida. “Ao mesmo tempo, a peça aponta aspectos sociais que é da vida de cada um, mas que acaba sendo compartilhado pela comunidade”
Além disso, a sonoplastia do espetáculo, bem como alguns instrumentos foram criados especificamente para a peça, durante o processo imersivo, trazendo toda a dramaturgia para a arte musical.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Camila Ferrão
Sonoplastia: Yuri Campagnaro e Anderson Pressendo
Figurino: Josi Bresolin
Direção: Victor Lucas Oliver
Ass. de Direção e Produção Executiva: Natalia Bresolin
Assistentes de Produção: Matheus Fortes, Pedro Paulo Mota e Polyana Pereira
Cenografia: Stephane Bacelar, Yuri Campagnaro e Victor Lucas Oliver
Iluminação: Juliane Rosa
Operação de Iluminação: Giordano Zel
Dramaturgia: Camila Ferrão
Assessoria de Imprensa: O Folhetim Cultural
SERVIÇO:
“Aos Companheiros de Viagem”
Quando: 29 de março ás 19h30 e 21h30; 30 de março de 2024 às 20h30 (Fringe – Festival de Curitiba)
Onde: Teatro de Bolso (R. Itupava, 1299 – Hugo Lange)
Quanto: A partir de R$20,00
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos através do site oficial do Festival de Curitiba ou na bilheteria oficial, no ParkShopping Barigui.