Olhar de Cinema 2025 abre edição com filme inédito de Kiyoshi Kurosawa na Ópera de Arame

A 14ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acaba de anunciar o filme de abertura para sua programação deste ano, que acontece entre os dias 11 e 19 de junho. O longa escolhido é “Cloud”, novo suspense psicológico do aclamado cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa, conhecido por obras como A Cura (1997), Pulse (2001) e Creepy (2016).

A exibição acontece no dia 11 de junho, em uma sessão especial na Ópera de Arame, um dos espaços mais icônicos do Paraná. O filme terá estreia inédita no Brasil durante o festival, depois de ter circulado por grandes mostras internacionais como Veneza, Toronto e Chicago, e de representar o Japão no Oscar deste ano. Os ingressos para a sessão de abertura estarão disponíveis a partir de 16 de maio, com valores entre R$8 e R$16, no site oficial: www.olhardecinema.com.br

Um suspense inspirado em fatos reais

Inspirado em uma história real, Cloud acompanha a trajetória de Yoshii (Masaki Suda), um operário que, nas horas vagas, revende produtos pela internet — de roupas a equipamentos médicos — cobrando preços elevados por itens baratos. Sua atividade desperta a fúria de um grupo de justiceiros virtuais, formado por pessoas que, mesmo não diretamente lesadas, unem-se para atacá-lo, movidas por rancores pessoais e coletivos. O filme propõe uma reflexão sobre os limites da justiça digital, o linchamento virtual e as novas formas de julgamento público na era da internet.

Reconhecido como um dos principais festivais de cinema do Brasil, o Olhar de Cinema de 2025 exibirá mais de 90 filmes, entre curtas e longas-metragens, abrangendo estreias mundiais e nacionais, produções infantis e clássicos revisitados. As obras estarão distribuídas em 10 mostras diferentes, que propõem olhares múltiplos sobre o fazer cinematográfico e a experiência com o público.

Além da Ópera de Arame, o festival ocupará diversos espaços culturais da cidade: Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila e Cinemateca de Curitiba.

O festival é uma produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura e apoio do Governo do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE). A edição conta com apresentação da Rumo Logística, patrocínio master de Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e Campari, além de apoio de diversas instituições e empresas.

Importante: verifique a classificação indicativa de cada filme e confira as sessões acessíveis com audiodescrição e intérpretes de Libras.

Serviço:
14º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br

Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                          Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
                          Tik Tok: @olhardecinema,
X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos, Campari
Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual

Via Assessoria de Imprensa

Foto de capa: Reprodução

About The Author