Por Mattias de Sales – Via Cobertura Namoskà
De 26 a 30 de março, a Cia Ká de Teatro realiza, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, a 2ª edição da NAMOSKÀ, a mostra de peças que reúne os trabalhos mais recentes desenvolvidos pela companhia, dentre eles, Noget’s de Sobremesa, espetáculo que integro como ator.
Noget’s de Sobremesa é sobre disputas e silêncios, sobre como pautas urgentes se tornam barulho sem consequência. Vivemos um tempo em que grandes questões chegam ao centro do debate público, mas, em vez de se fortalecerem, muitas vezes se esvaziam. Grupos minorizados tentam se articular, mas se perdem em embates internos que desviam o foco do verdadeiro conflito. No fim, aqueles que já tinham poder continuam com ele, e o que poderia ser transformado se dilui.
Essa dinâmica é o eixo da peça. O espaço cênico é um condomínio onde Gênesis, uma figura que representa Deus, dita regras e limites. Elu e Pepeu, moradores desse lugar, tentam existir sob esse domínio, mas não conseguem se unir. Cada um tem sua própria forma de resistência, mas, por não encontrarem um caminho comum, acabam aprisionados nas mesmas estruturas que querem derrubar. A metáfora é clara: enquanto não há consenso, não há ruptura.
O elenco traz camadas essenciais para a peça. Luiz Nogueira parte de sua própria vivência para compor Elu, um personagem que desafia as regras do jogo, mas se vê arrastado para um turbilhão emocional que não pode controlar. Luiz possui domínio ao trabalhar com autoficção. Ele sabe explorar a capacidade de transformar conflitos íntimos em comoção coletiva. Seu personagem é o único que enxerga, com lucidez quase incômoda, as reais intenções de Gênesis. Sua visão crítica se assemelha ao olhar do público dentro da peça, nos conduzindo pelos dilemas morais e pelas tensões ocultas que regem a relação entre os personagens.
Já Deni Henrique, nosso Gênesis, entrou na montagem por meio de uma audição — e imediatamente enxergamos nele o personagem. Os participantes da audição tinham a tarefa de interpretar um texto aleatório utilizando, obrigatoriamente, dispositivos que causassem incômodo. Deni foi o único que cumpriu o desafio: levou um par de lixas e as esfregava enquanto interpretava o texto. Me surpreendeu a inteligência dele e como ele cresce no palco, dominando a cena com uma presença que o faz parecer ter 2 metros de altura. Seu Gênesis não é apenas um ditador de regras, mas alguém que oscila entre o controle absoluto e a insegurança de perder esse domínio. Deni também assina o figurino e a maquiagem da peça, criando uma estética punk que reforça os contrastes entre os personagens.
Eu, como Pepeu, dou vida a um homem marcado por um silêncio pesado, um personagem introspectivo, misterioso, repleto de questões mal resolvidas consigo mesmo e com sua mãe. Esse passado nebuloso contamina tudo ao seu redor, tornando sua relação com Elu um jogo perigoso, onde as tensões e frustrações de ambos se amplificam. Pepeu é alguém que observa mais do que fala, que acumula dores e ressentimentos, e essa carga emocional o conduz — junto com Elu — à beira do colapso.
A direção de Caio Frankiu guia o espetáculo para um lugar onde o que importa é o jogo entre os atores, a escuta, a tensão que se constrói na cena. Caio soube tirar o melhor de cada um de nós: ele nos deu liberdade para criar a raiz dos personagens, mergulhar em suas essências e, a partir disso, orquestrou as relações e o desenvolvimento da peça. Mas o essencial já estava ali — estávamos íntimos das nossas criações, e isso nos deu segurança para experimentar e explorar as múltiplas nuances da interpretação. Tivemos o privilégio de investigar a fundo as camadas de cada personagem, o que fez com que o espetáculo ganhasse potência e verdade.
A experiência de assistir Noget’s de Sobremesa é imersiva, e parte da força do espetáculo está justamente no processo de descobrir, aos poucos, as camadas ocultas de cada personagem, de cada relação e de cada gesto em cena.
Serviço:
Data: 29 de março
Sessões: 18h30 e 20h30
Local: Espaço Excêntrico Mauro Zanatta
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia) — Valores do primeiro lote