Na tarde de domingo (19), uma notícia chocou as redes sociais, segundo informações do Giovane Martineli e do Lucas Barros, do portal Diário do Peixe, o Santos teria fechado um acordo para o retorno do craque Neymar Jr ao clube que o revelou para o futebol. O jogador, que atualmente atua no Al Hilal, da Arábia, seria emprestado ao peixe por seis meses, inicialmente, que é o tempo de contrato com clube saudita. De acordo com a fonte, o acordo está formalizado e deve ser anunciado nos próximos dias.
A vontade do jogador pesou na decisão. A vontade de voltar a atuar no Brasil ganhou a frente, apesar de investimentos pesados de clubes como o Chicago Fire, da Major League Soccer, a posição do atleta é de atuar no clube de formação. O Santos também investiu pesado para chegar a um acordo. O clube montou um vídeo com apoio da inteligência artificial, utilizando a voz do Rei Pelé para convencer os representantes do atleta, que ficaram emocionados com a mensagem.
Revelado pelas categorias de base do Santos, Neymar Júnior se tornou um dos maiores ídolos da história do clube. Durante sua passagem pelo time entre 2009 e 2013, o atacante disputou 225 jogos e marcou 136 gols, mostrando todo o seu talento e habilidade desde cedo. Sua contribuição foi fundamental para o sucesso do Santos nesse período, com destaque para as conquistas de três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012), a Copa do Brasil (2010), a Taça Libertadores (2011), e a Recopa Sul-Americana (2012). Além de seu desempenho nos títulos, Neymar se destacou por sua velocidade, dribles desconcertantes e capacidade de decidir jogos importantes.
Em 2013, Neymar transferiu-se para o Barcelona, em uma negociação que gerou muita polêmica devido aos detalhes financeiros do acordo. A saída de Neymar do Santos causou uma separação momentânea entre o jogador e o clube, mas nos últimos anos, esse laço tem se estreitado novamente. O Menino da Vila tem frequentado a Vila Belmiro em diversas ocasiões, tanto como torcedor quanto em ações promocionais, e frequentemente se declara publicamente em apoio ao Santos. Além disso, Neymar continua sendo uma grande referência para as novas gerações de jogadores formados nas categorias de base do clube.