O Brasil, hoje, faz parte do roteiro das turnês dos maiores artistas do mundo. Nas últimas décadas recebemos os grandes expoentes do show business para apresentações inesquecíveis. Em 2024 temos uma agenda lotada de norte a sul, com grandes eventos nacionais e internacionais.
Destacamos alguns shows que foram memoráveis, pelo seu ineditismo, pela sua grandeza de público, pela importância do evento. Shows que marcaram história e ficaram na memória daqueles que tiveram o privilégio de testemunhar esse grande momento.
Frank Sinatra (1980)
Somente um dos maiores artistas de todos os tempos, poderia lotar o Maracanã com 140.000 pessoas, mas não para assistir uma partida de futebol. A lendária apresentação do “Blue Eyes” foi inesquecível e icônica, pois foi um dos primeiros artistas internacionais a vir ao Brasil, na época não era muito comum. Inesquecível também pra ele, que antes de começar a cantar murmurou, “Meu Deus” ao ver a multidão.
Rock in Rio (1985)
O festival realizado no que hoje chamamos, “Cidade do Rock” foi de suma importância para colocar o Brasil em destaque nas agendas dos grandes artistas. O Rock in Rio, foi um divisor de águas em muitos sentidos. Nunca o país tinha recebido um evento com tantos artistas internacionais e nacionais. Rod Stewart, Queen, AC/DC, B’52s, Iron Maiden, Al Jarreau, George Benson, só para destacar alguns nomes dentre outros tantos ícones que subiram ao palco e levaram um público total estimado em 1,5 milhões de pessoas nos dez dias de festival.
Michael Jackson (1993)
Quando ainda estava no auge de sua carreira solo, Michael Jackson atraiu uma multidão ao estádio do Morumbi, para um show com muitos efeitos especiais e suas inesquecíveis coreografias. Foi um megashow. Ele que já havia feito show no Brasil, com os Jacksons 5, mas conta-se que não fizeram uma boa apresentação, apesar da expectativa. Mas em carreira solo, o rei do pop fez uma apresentação de tirar o fôlego.
Paul McCartney (1990, e outras cinco vezes)
O ano de debute do ex Beatle em terras brasileiras foi 1990. Paul, pela primeira vez, colocou a América do sul no roteiro de sua turnê e o Rio de Janeiro foi a única cidade que recebeu sua apresentação. Os Beatles nunca se apresentaram na América do Sul, por isso a notícia de sua vinda causou frisson em seus fãs que décadas o esperava. Depois desse show, Paul McCartney voltaria ao Brasil outras vezes, se apresentando ao todo 9 vezes, em cinco cidades diferentes como, Curitiba, Brasília, São Paulo, Porto Alegre.
Madonna (1993, 2008, 2010, 2012, 2017)
Assim como Paul McCartney, Madonna virou habitue dos palcos brasileiros. A rainha do pop está às vésperas de desembarcar mais uma vez no Brasil para show único em Copacabana. A primeira vez de Madonna no Brasil foi no final de 1993, na turnê de seu cd “Erotica”. Nessa oportunidade ela se apresentou no Rio e São Paulo. Mas também já levou sua trupe para Porto Alegre.