Governo Brasileiro reconhece carnaval pernambucano como “manifestação cultural nacional” e instaura o “Dia do Brega” no Brasil

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou duas novas leis que exaltam importantes manifestações culturais do estado de Pernambuco. A primeira reconhece oficialmente o carnaval pernambucano como uma manifestação cultural do país; já a segunda homenageia o gênero musical brega, instituindo o dia 14 de fevereiro como o “Dia Nacional do Brega”. Ambas as leis foram sancionadas na última quarta-feira (21) e publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (22).

De acordo com o Governo Federal, a iniciativa visa fortalecer o fomento cultural na região e aumentar os investimentos nas festas de carnaval em Pernambuco, preservando, assim, a tradição artística para as futuras gerações.

Quanto ao Dia do Brega, seu objetivo é valorizar um estilo musical que não só movimenta uma ampla cadeia produtiva, como também é um dos gêneros mais populares nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. A escolha da data, 14 de fevereiro, é uma homenagem ao nascimento do cantor Reginaldo Rossi, um dos principais expoentes do estilo, considerado o “Rei do Brega”.

As iniciativas fazem parte de uma estratégia para incentivar o fomento à cultura, ao turismo e à economia, por extensão, atraindo turistas do Brasil e do exterior para Pernambuco, segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino. De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, o carnaval de 2025 atraiu ao estado cerca de 2,3 milhões de turistas, com mais de 96% de ocupação na rede hoteleira e uma receita estimada em R$ 3,3 bilhões — um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

O projeto que reconhece o carnaval pernambucano, Lei nº 15.137, é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT), enquanto o do Dia do Brega, Lei nº 15.136, foi proposto pelo deputado federal Pedro Campos (PSB).

Foto de capa: Reprodução Prefeitura de Olinda

About The Author