A cena teatral do Paraná ganha um novo impulso em 2025 com a chegada do Festival Novos Olhares, idealizado pelo AP da 13 – Espaço de Criação, um dos centros culturais independentes mais atuantes de Curitiba. O evento marca sua primeira edição com o objetivo de destacar e valorizar artistas em início de carreira, abrindo inscrições para a seleção de 20 monólogos em formato de “cena breve”, com duração entre 15 e 25 minutos. Podem ser inscritos trabalhos inéditos ou já apresentados.
A curadoria será formada por nomes reconhecidos das artes cênicas paranaenses: a produtora cultural Mayra Fernandes, o diretor artístico do AP da 13, Eduardo Ramos, e o renomado ator Luis Melo.
A proposta do Festival Novos Olhares é evidenciar a diversidade de vozes presentes no teatro paranaense. Das 20 vagas, cinco serão destinadas a artistas negros e negras, cinco a pessoas LGBTQIAPN+, cinco a residentes das periferias de Curitiba e outras cinco a participantes de diferentes cidades do Estado. “O Festival tem como caráter principal, selecionar artistas ou coletivos emergentes, a fim de gerar oportunidade para que estes tenham destaque por suas pesquisas e trabalhos, ganhando protagonismo que muitas vezes é desafiador no início da carreira artística”, afirma Eduardo Ramos.
Além de considerar aspectos como identidade e origem dos artistas, a seleção também valoriza trajetórias ainda pouco reconhecidas na cena teatral local. “A ideia do Festival é dar holofote a artistas que são profissionais, com cenas potentes, mas que ainda não encontraram uma oportunidade de destaque na cena teatral paranaense”, completa o diretor do AP da 13.
Os artistas selecionados que residem em Curitiba receberão R$ 3 mil como cachê pela apresentação. Já os representantes de outras cidades do Paraná receberão R$ 4 mil. “O valor é um grande estímulo para que os selecionados se sintam valorizados, já que normalmente no início da carreira, os artistas produzem muito de forma independente, para construir portfólio”, ressalta Eduardo.
A programação do Festival Novos Olhares acontece em outubro no Teatro José Maria Santos e será gratuita. Durante seis dias, o público poderá conferir os monólogos selecionados, além de participar de oficinas, rodas de conversa e leituras encenadas. Para garantir a acessibilidade, todas as sessões contarão com intérpretes de Libras, e duas datas incluirão recursos de audiodescrição.
As inscrições estão abertas de 26 de maio a 29 de junho de 2025, para artistas de todas as regiões do Estado. O formulário e detalhes da convocatória podem ser acessados pelo perfil do Espaço Cultural no Instagram: @apedatreze.
A realização do Festival é da Sopro Produções, AP da 13 e Cardume Cultural, com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Via Assessoria de Imprensa