Créd. Humberto Araújo.
O Fringe, uma mostra democrática e conhecida como uma grande vitrine das artes cênicas no Brasil, abriu as inscrições para companhias e grupos interessados em participar da programação do 33º Festival de Curitiba, que ocorrerá de 24 de março a 6 de abril, em diversos espaços de Curitiba e da Região Metropolitana.
Criado em 1998, o Fringe reúne apresentações de várias linguagens, incluindo teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura e atividades formativas. Desde 2023, o Fringe passou a ser organizado em três categorias: Espetáculos de Rua, Mostras e Circuito Independente.
Rana Moscheta, coordenadora do Fringe, destaca que um dos principais objetivos da mostra é manter a diversidade de linguagens e de regiões representadas. “Queremos atrair grupos e produtoras de todas as regiões do Brasil, seguindo nosso propósito de fazer um ‘Festival para Todos’ e promovendo encontros, trocas e experiências. A Rodada de Conexões, que tem sido um grande sucesso nas últimas edições, seguirá proporcionando trocas de contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, além de incluir pitchs e visitas técnicas a grupos locais de Curitiba”, afirma a coordenadora.
As inscrições, iniciadas nesta segunda-feira (4), serão realizadas por etapas, com datas específicas para cada tipo de apresentação, até o dia 4 de dezembro. Companhias, grupos, produtoras e instituições artísticas independentes e de estudantes interessados em participar nos formatos “Mostras” e “Espetáculo de Rua” podem se inscrever.
Na categoria “Mostras”, são exigidas cinco atividades, incluindo no mínimo três espetáculos, reunidas em torno de um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou pesquisas semelhantes. Já em “Espetáculos de Rua”, as apresentações ocorrerão em locais públicos de Curitiba e Região Metropolitana, com programação em blocos de quatro dias. Vale ressaltar que 80% dos integrantes dos grupos devem possuir registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou sindicato local, sendo aceitos também grupos de instituições de ensino de artes cênicas mediante comprovação de matrícula.
Para quem deseja participar do Fringe no formato “Circuito Independente”, com programação própria em espaços culturais de Curitiba e arredores, os cadastros acontecerão de 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2025.
Os formulários de cadastro já estão disponíveis na plataforma Fringe, conforme os períodos específicos.
Para submeter propostas para Mostras, clique aqui. Para cadastrar projetos nos Espetáculos de Rua, clique aqui. É essencial que todos os interessados leiam o Regulamento com atenção, pois ele contém todas as informações necessárias para a participação na mostra.
Para mais informações, acesse as redes sociais oficiais nos perfis do Instagram @mostrafringe e Facebook.com/Fringecuritiba, ou os sites www.festivaldecuritiba.com.br e www.fringe.com.br.
Serviço:
Fringe 2025 – Festival de Curitiba
Inscrições para Mostras e Espetáculos de Rua até 4 de dezembro: Companhias, grupos e produtoras ou instituições artísticas independentes e de estudantes que queiram se apresentar dentro dos formatos “Mostras”, “Espetáculo de Rua”
Inscrições Circuito Independente: interessados em participar do Fringe dentro do “Circuito Independente”, com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, os cadastros ocorrerão de 10 de dezembro até 10 de janeiro de 2025.
(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)