Mariana guarda apenas lembranças do que não viveu. Embora soe paradoxal, essa afirmação da protagonista de “Futuro do Pretérito” (Editora Labrador, 176 páginas), romance da autora carioca Lilian Dias (@lilianrdias), é o ponto de partida para a jornada de uma mulher sem passado, que se descobre por meio de fragmentos do presente e da possibilidade de um futuro.
A autora realizará o lançamento do livro no dia 29 de novembro, a partir das 19h, na Livraria Blooks, situada na Praia de Botafogo, 316 – Botafogo, Rio de Janeiro.
A memória, tanto individual quanto coletiva, é o tema central que norteia a obra, refletindo a passagem do tempo através de uma narrativa não-linear, semelhante à própria memória de Mariana. “Esses temas permeiam praticamente todos os meus escritos”, comenta Lilian. “Talvez porque sejam os que mais me ajudam a compreender o mundo em que vivemos, do ponto de vista das relações humanas.”
Assim como Joel, personagem livreiro e amigo de Mariana, Lilian tem uma longa história ligada aos livros. Ela já foi proprietária de sebos em Copacabana e no Centro do Rio, nos anos 2000, trabalhou como restauradora de livros antigos e pesquisadora de obras raras. Atualmente, dedica-se à escrita de romances e contos.
Situado a partir dos anos 1980, com idas e vindas temporais, “Futuro do Pretérito” aborda os encontros e desencontros afetivos de Mariana, ao mesmo tempo em que constrói uma narrativa com viés político e cultural. Em um período de redemocratização após a ditadura militar, com a nova Constituição e a ascensão da militância ambiental, Lilian oferece um retrato das contradições do Brasil.
Ao explorar histórias de personagens comuns, Lilian convida à reflexão sobre a construção de um país. “As relações baseadas em afeto e acolhimento podem criar um edifício de memória coletiva extraordinário.” Para ela, as interações entre as pessoas são mediadoras da construção cultural de uma nação em suas contradições. “O mundo não tem uma realidade objetiva, é um emaranhado de narrativas que se entrelaçam e, por vezes, se confrontam.”
Sobre a autora
Lilian Dias, de 58 anos, nasceu e foi criada no Rio de Janeiro, mas hoje reside em Saquarema, na Região dos Lagos. Formada em Filosofia e Ciências Sociais, escolheu não seguir a carreira acadêmica, atuando como tradutora de inglês, francês e espanhol antes de ingressar no universo dos livros.
Embora escreva contos desde os anos 1990, Lilian iniciou a escrita de romances em 2015, publicando de forma independente “Acorde vagante” em 2016 e “A dobra do fio” em 2023, ambos pela Amazon. Em “Futuro do Pretérito”, a autora encontrou uma forma de lidar com perdas, tanto pessoais quanto associadas a um sentimento de orfandade em relação ao país. “Escrever me ajuda a lidar com a solidão e com a incompreensão ao nosso redor”, reflete.
Descrevendo o processo como transformador, Lilian conta que a experiência com o livro lhe mostrou o poder da narrativa para entender um mundo caótico. “Normalmente, meu processo de escrita é mais longo”, explica ela, mencionando que “Futuro do Pretérito” foi concluído em apenas quatro meses. “Mas esse livro surgiu em um momento de muitas perdas pessoais seguidas, separações e lutos, que geram um forte sentimento de desenraizamento”, revela.
Atualmente, a autora finalizou um livro de contos, em fase de negociação com editoras, e está trabalhando em um romance curto, que pretende lançar com ilustrações.
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “Futuro do Pretérito”
Onde: Livraria Blooks – Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro.
Horário: a partir das 19h
EVENTO GRATUITO
(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)