Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa: Um filme doce e suculento como a fruta

Reprodução: Paris Filmes

Sendo um dos personagens mais populares da Turma da Mônica, Chico Bento apareceu pela primeira vez nas tirinhas de jornal em 1963. Com um elenco de personagens carismáticos e histórias divertidas, Chico Bento e seu núcleo de aventuras da roça tornaram-se um dos elementos mais amados dos leitores de quadrinhos.

Após recentes empreitadas live-action com Turma da Mônica: Laços, Lições e Turma da Mônica Jovem, chegou a vez do garoto caipira estrelar seu próprio longa. Ao sair da sessão de A Goiabeira Maraviósa, fico feliz em dizer que o filme captura a essência do que fazem as histórias do Chico Bento serem tão queridas.

Quando Dotô Agripino deseja modernizar a Vila Abobrinha e pavimentar as estradas da roça, a amada goiabeira de Chico Bento se vê ameaçada. Não querendo que a árvore seja derrubada, o garoto reúne seus amigos para que juntos possam impedir a construção das estradas.

O maior acerto de A Goiabeira Maraviósa é como o filme transmite a essência das histórias em quadrinho do personagem, e não há exemplo melhor disso do que a escalação de Isaac Amendoim no papel do protagonista. Isaac caiu como uma luva, entregando uma atuação que retrata muito bem o senso de carisma, ingenuidade e diversão que o Chico Bento tem.

Todo o elenco de personagens secundários como Rosinha, Zé Lelé, Nhô Lau, os pais de Chico e a professora da escolinha também foram muito bem escalados e são retratados de forma bastante autêntica às suas contrapartes dos quadrinhos.

A trama, mesmo sendo bem simples, é divertida, de fácil entendimento e bastante fidedigna ao espírito de aventura e infância das HQs, seja na relação de Chico com seus pais, nas enrascadas em que ele e Zé Lelé se metem para roubarem as goiabas da árvore de Nhô Lau e suas tentativas de impressionar Rosinha.

O filme no geral traz aquela sensação de filmes infantis de aventura dos anos 80 e 90, como Os Goonies. Histórias despretensiosas e leves voltadas para o público mais jovem, mas que conseguem entreter pessoas de todas as idades. Este é um filme Sessão da Tarde e digo isso no melhor sentido da expressão: Um filme água com açúcar, que não se estende mais que o necessário e diverte.

Se fosse apontar algum defeito do filme seria em relação ao humor e piadas do filme. Por se tratar de uma produção mais voltada para o público infantil, a maioria das piadas não vão encaixar para mim, especialmente as de Zé Lelé, onde a cada 5 piadas eu ria de uma delas. No geral é humor bem pastelão e básico, mas com algumas boas sequências espalhadas ao longo da duração.

Em resumo, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é um filme meigo, divertido e que faz jús a um dos personagens mais queridos dos quadrinhos nacionais. Em uma produção competente, com uma ótima escolha de protagonista, bons personagens secundários e bastante fiel à obra base, este é um longa que certamente irá entreter crianças e adultos fãs de Turma da Mônica e das aventuras do garoto da roça que ama comer goiaba mais do que tudo.

ASSISTA AO TRAILER:

 

About The Author