Com estreia marcada para o dia 13 de fevereiro, chega aos cinemas nesta semana Capitão América: Admirável Mundo Novo, o quarto longa solo do personagem e o primeiro protagonizado por Sam Wilson (Anthony Mackie) como o novo Capitão América. Mas afinal, você sabe como o Falcão recebeu o escudo de Steve Rogers, o Capitão América original? Quais as diferenças entre a história nos quadrinhos e a versão cinematográfica? Nesta matéria, o Folhetim Cultural lhe contará todos esses detalhes. Confira:
ORIGEM
Marvel Comics
Criado por Gene Colan e Stan Lee, o Falcão fez sua estreia nas páginas de Captain America #119 (1969), sendo o primeiro super-herói afro-americano dos quadrinhos. Nascido e criado no Haarlem, Sam Wilson perdeu seus pais ainda muito jovem, decidindo dedicar seu tempo como voluntário social e ajudar sua comunidade. Ao longo dos anos, Sam descobre que possui uma afinidade com aves, criando uma conexão com um falcão que ele batiza de Asa-Vermelha, seu parceiro de confiança.
Sam encontraria Steve Rogers pela primeira vez em um lugar conhecido como Ilha dos Exilados, uma ilha tropical que serviu de refúgio para vários ex-membros do partido Nazista e associados do Caveira Vermelha. A partir desta aventura nasce a amizade entre o Capitão América e o Falcão, uma das mais duradouras parcerias da Marvel. Entre 1971 e 1978, a revista do Supersoldado foi rebatizada para Captain America and the Falcon, consolidando ainda mais a parceria da dupla.
Apesar de ter iniciado sua carreira de combatente do crime com um traje verde e laranja, o Falcão receberia seu icônico visual vermelho e branco em 1973.
Marvel Comics
PASSAGEM DE MANTO
Marvel Comics
Durante uma batalha com o vilão Prego de Ferro, Steve Rogers teve o Soro do Supersoldado drenado de seu corpo, fazendo com que envelhecesse rapidamente. Sem condições de lutar, Steve decide entregar o escudo para Sam Wilson, confiando em seu amigo de longa data para se tornar o novo Capitão América. Lançada em 2014, com roteiro de Rick Remender e arte de Stuart Immonen, a revista All-New Captain America contou as primeiras aventuras de Sam como o novo Capitão.
O início da década de 2010 foi marcado pela introdução de vários “personagens legado” na Marvel. Além de Sam, também tivemos o surgimento do Homem-Aranha Miles Morales, a Poderosa Thor Jane Foster, a Miss Marvel Kamala Khan e o Motoqueiro Fantasma Robbie Reyes.
Eventualmente, Steve Rogers recupera sua juventude e assume mais uma vez o manto como Capitão América, com Sam voltando mais uma vez a usar a identidade de Falcão, título que estava sendo usado pelo personagem Joaquín Torres enquanto Wilson empunhava o escudo.
Em 2021, com o lançamento do quadrinho The United States of Captain America, Sam passa a dividir o manto de Capitão América ao lado de Steve Rogers, além de ser o atual líder dos Vingadores.
Marvel Comics
ENQUANTO ISSO NAS TELONAS…
Marvel Studios
Nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, Sam fez sua estreia em Capitão América: O Soldado Invernal (2014) como um soldado paraquedista da Força Aérea dos Estados Unidos, se aliando ao Capitão e a Viúva Negra contra o Soldado Invernal e os agentes da Hidra infiltrados na SHIELD. O Falcão posteriormente integra os Vingadores ao final de Vingadores: Era de Ultron (2015), tornando-se uma das pessoas de maior confiança de Steve Rogers.
Em Capitão América: Guerra Civil (2016), somos introduzidos ao Asa-Vermelha, reimaginado como um pequeno drone que pode desacoplar das asas do Falcão e auxiliá-lo em combate e espionagem. Depois da vitória contra Thanos em Vingadores: Ultimato (2019), Steve Rogers volta no tempo e vive a vida que sempre desejou ao lado de Peggy Carter, onde no momento presente, um idoso Steve entrega o escudo para Sam, pedindo que ele assuma como o novo Capitão.
A transição de Falcão para Capitão é retratada na minissérie de streaming Falcão e o Soldado Invernal (2021), onde vemos Sam relutante em um primeiro momento até assumir de fato o manto. Agora como o novo Capitão América, Sam deve encarar uma conspiração dentro do governo americano com a ascensão do general Ross ao cargo de presidente dos Estados Unidos.
E assim como nos quadrinhos, Sam não estará sozinho, já que o Capitão América sempre terá um Falcão ao seu lado. Interpretado pelo ator Danny Ramirez, Joaquín Torres fez sua primeira aparição na série da Disney+ e em Admirável Mundo Novo, fará sua estreia como o segundo Falcão.
Marvel Studios