“Cabaré Haikai” traz homenagem à genialidade de Paulo Leminski ao Festival de Curitiba

Reprodução: Na Carreira Produções

Inspirado na obra multifacetada de Paulo Leminski (1944-1989), o espetáculo Cabaré Haikai será a primeira grande atração da Mostra Lucia Camargo na 33ª edição do Festival de Curitiba. Com apresentações nos dias 25 e 26 de março, às 18h30, no Teatro José Maria dos Santos, a peça mergulha na essência do escritor curitibano, que rompeu fronteiras entre o erudito e o popular, transitando pela poesia, literatura, música e artes visuais com uma assinatura única.

A arte como reflexão

A dramaturgia do espetáculo é fruto da colaboração entre o diretor Rodrigo Fornos, a escritora e compositora Estrela Leminski — filha do poeta — e Eduardo Ramos. A montagem conta com os atores Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e Kauê Persona, que dão vida às múltiplas facetas do autor de Catatau e Toda Poesia.

“Leminski desafiou os limites entre a alta cultura e o popular, defendendo uma arte acessível e conectada com o cotidiano. Ele quebrou barreiras e questionou a elitização artística”, explica Fornos.

O espetáculo se baseia em textos marcantes de Leminski, como Ensaios e Anseios Crípticos, Gozo Fabuloso e sua vasta produção poética. Além disso, sua trajetória na música ganha destaque, relembrando canções que foram interpretadas por nomes como Caetano Veloso e Ney Matogrosso.

“Meu pai compôs muito, mas como não interpretava suas próprias canções, muitas vezes suas composições eram atribuídas apenas aos parceiros. Mas a essência melódica e poética é dele, em estado puro”, pontua Estrela Leminski.

O espírito inquieto de Leminski no palco

Após uma estreia de sucesso em agosto de 2024, durante as comemorações dos 80 anos do escritor, Cabaré Haikai chega ao Festival de Curitiba com ainda mais força, atraindo olhares do cenário teatral nacional.

“Leminski foi um farol para minha geração. Ele era intenso, caótico e genial, sempre movido por uma urgência poética. Tentamos trazer essa pulsação para o palco”, conclui Fornos.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e CAIXA Cultural, com patrocínio de Copel – Pura Energia, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná, CNH Capital – New Holland e EBANX. O Festival de Curitiba é realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

Para mais informações, acompanhe a programação no site oficial (www.festivaldecuritiba.com.br) e nas redes sociais (@festivaldecuritiba no Instagram e Facebook, @Fest_curitiba no Twitter).

Serviço:
Cabaré Haikai
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba

25 e 26 de março às18h30 
Teatro José Maria Santos
Rua Treze de Maio, 655, São Francisco
Gênero: Contemporâneo
Classificação: 14 anos
Origem: Curitiba – PR
Duração: 90’
Na Carreira Produções

33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

About The Author