Até o dia 27 de setembro, a Mostra Literatura Paraná estará presente nas periferias de Curitiba com diversas ações literárias, promovendo atividades e intervenções focadas na literatura paranaense.
Durante sua semana de realização, o projeto, que começou na Vila Torres, segue para o Parolin, com atividades de contação de histórias e rodas de leitura para crianças e jovens de escolas, associações de moradores, organizações da sociedade civil e casas lares.
“A Mostra Literatura Paraná entende a importância e a força da literatura como um agente modificador da realidade, atuando ainda como uma impulsionadora da criatividade e permitindo a todos, independente do seu contexto social, o uso da imaginação”, comenta Kenni Rogers, idealizador do projeto, sobre o impacto da literatura na vida das pessoas.
Com o intuito de continuar incentivando a leitura como um agente transformador na vida dos participantes, a Mostra também oferece oficinas de contação de histórias para capacitar professores, agentes culturais, arte-educadores, familiares e pessoas envolvidas com a arte literária.
Na sexta-feira (13), das 10h às 13h, Fafá Conta conduzirá a oficina de Contação de Histórias na Casa de Leitura Wilson Bueno, localizada na Av. República Argentina, 3430, no bairro Portão. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo WhatsApp: (41) 99854-4918.
Fafá Conta é atriz, contadora de histórias, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e idealizadora do Clube Fafá Conta, uma plataforma segura com conteúdo infantil online. Seu canal no YouTube, “Fafá Conta História”, conta com mais de 315 mil inscritos.
Após as atividades no Parolin, a Mostra seguirá para o CIC, onde Cleo Cavalcantty ministrará uma oficina de Contação de Histórias no dia 20 de setembro, das 14h às 17h, na Casa de Leitura Paulo Leminski, situada na R. Agenor Pierri, 32, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp: (41) 99854-4918.
Cleo é atriz, produtora, compositora, escritora e narradora de histórias, além de fundadora da Cia. Girolê de Teatro, voltada para projetos literários e musicais.
Na última semana do evento, de 24 a 27 de setembro, a Mostra organizará visitas especiais à Biblioteca Pública do Paraná, onde as crianças terão a oportunidade de se aprofundar na literatura com contação de histórias, conversas com autores paranaenses — como Josiane Bibas, Jaqueline Conte, Paulo Biscaia Filho e Carol Sakura —, e a exibição da animação “Anacleto, o Balão”, premiada no 25º Festival Kinoarte de Cinema e mencionada no Festival Ajayu (Peru) na categoria Latinoamericana. Para os adolescentes, haverá uma intervenção de terror com a companhia Vigor Mortis, que apresentará obras do gênero e suas características.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)