Atletas influenciadores: possibilidades e desafios nas redes sociais

As redes sociais são uma poderosa ferramenta de comunicação para os atletas. Não só por ampliar a divulgação das modalidades esportivas, mas para criar uma comunidade de fãs leais, ganhar visibilidade e construir suas marcas pessoais.

O esporte se tornou um dos negócios mais lucrativos do mundo por isso, tornou-se fundamental acompanhar as novas tendências que moldam o comportamento do consumidor. Para os atletas, investir em marketing esportivo digital busca mostrar além das suas habilidades físicas e técnicas, com uma imagem autêntica, consistente e positiva nas redes sociais.

Seja nos stories, tweets, publicações no feed em fotos e vídeos, os atletas podem interagir diretamente com seus fãs, responder comentários, compartilhar treinos, bastidores das competições, dicas, conquistas, dificuldades, reflexões sobre a vida e conteúdo pessoal. Isso humaniza a imagem do atleta aumentando o interesse e engajamento dos torcedores que se sentem mais próximos e conectados aos seus ídolos.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021 devido a pandemia, foram estabelecidos protocolos rígidos de biossegurança, incluindo a ausência de público. As redes sociais então foram a ponte de conexão entre os atletas e o público. O jogador de vôlei Douglas Souza, por exemplo, viralizou por seu humor mostrando em suas postagens os bastidores da seleção brasileira e sua rotina na Vila Olímpica. Com isso, ele atingiu 1,4 milhão de seguidores no Instagram.

Douglas Souza, mostrando sua rotina na Vila Olímpica em 2021 (Reprodução/ Instagram)

Veja um compilado de vídeos do Douglas Souza:

Uma comunidade leal e engajada aumenta a visibilidade do atleta, atraindo possíveis patrocinadores e fortalecendo sua marca pessoal. Os contratos e patrocínios são cruciais para o marketing esportivo digital. Marcas investem em atletas para divulgar seus produtos e serviços, visto que este é considerado capaz de influenciar as decisões de compra de seus seguidores.

Aos 40 anos, consagrado a figura mais influente da Fórmula 1, o piloto heptacampeão Lewis Hamilton possui 39,5 milhões de seguidores no Instagram e mais do que isso, uma construção de imagem, comunicação e carreira impecáveis. É embaixador de marcas em variados segmentos e utiliza sua força midiática e comercial para promover projetos e ações sociais. Atualmente, a sua chegada na equipe da Ferrari gerou grande audiência e engajamento midiático e nas redes sociais.

Lewis Hamilton para o Met Gala 2025, de Wales Bonner e joias Briony Raymond — Foto: Getty Images

Mas existe o outro lado da notoriedade digital. E por isso, o uso das redes sociais gera preocupação no meio esportivo. Os grandes desafios são a exposição a críticas, a pressão pública, má gestão de crises, falta de privacidade que podem afetar a autoestima e saúde mental, desencadeando ansiedade, estresse e baixo rendimento do atleta. Frequentemente envolvido em polêmicas por seu comportamento e desempenho tanto dentro como fora dos campos, o atacante Neymar é criticado pelos fãs de esportes e pela mídia. Atualmente vive um momento delicado em sua carreira após sofrer mais uma lesão e ser afastado dos jogos.

Neymar durante partida no Paulistão. Foto: Reprodução/Instagram

Veja as falas mais polêmicas do Neymar:

Se utilizadas de forma estratégica, as redes sociais contribuem para a construção de uma comunidade e marca pessoal sólidas. Mas é preciso que os atletas e suas equipes de marketing fiquem atentos para fazer uma boa gestão de imagem, planejar os conteúdos educativos e inspiradores, e analisar os riscos de cada posicionamento, assim é possível equilibrar a exposição e o foco na preparação técnica, disputas e busca por resultados.

Foto de capa: Lewis Hamilton estreando na temporada de Fórmula 1 de 2025 com a Ferrari no Grande Prêmio da Austrália
Clive Rose/Getty Images

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