No dia 30 de abril, o artista ArkThur apresentou ao público o videoclipe de “Tecnologia da Alma”, faixa que dá nome ao seu álbum inédito, com lançamento marcado para o dia 22 de maio. A produção musical é assinada por Gabriel Muller e une elementos de RAP, Hip Hop, Trap e Lo-fi, formando uma sonoridade contemporânea que dialoga com a estética visual proposta.
Com roteiro do próprio ArkThur e direção de Celine Liris, o videoclipe aposta numa linguagem afrofuturista para conduzir o público por uma experiência simbólica e imersiva. A trama acompanha um personagem que recebe uma chave capaz de levá-lo a um multiverso onde encontra uma realidade na qual pode ser o protagonista de sua própria história.
Nesse universo criado, surge o conceito de Favela Espacial, descrito por ArkThur na música como “um lugar nosso aos nossos moldes, em que nossa riqueza fosse nós mesmos”. A construção visual da obra é fruto de uma colaboração entre o animador Otávio Tersi, a diretora de arte Nathalia Oliveira e a caracterizadora Day Padilha, responsável pela maquiagem e pelo figurino. O clipe mistura elementos das periferias com referências às religiões de matriz africana, reafirmando a favela como um espaço em constante reinvenção.
“O afrofuturismo, na minha perspectiva, tem muito a ver com a favela, eu parto dessa premissa porque é o meu contexto e é o que faz sentido pra mim. E o espaço e a espiritualidade, a ancestralidade. Então eu trago referências das religiões de matrizes africanas, e tudo o que eu tenho aprendido dentro do terreiro, dentro da espiritualidade, e também a realidade da favela. Eu faço essa fusão, eu imagino muito a partir dessas referências. Vejo os orixás, vejo as entidades como os nossos super-heróis”, declara ArkThur.
Um dos diferenciais do projeto é a versão em Libras, interpretada por Nathan Sales — que também atua no videoclipe oficial. Essa versão torna o conteúdo acessível à comunidade surda, reforçando o compromisso do artista com uma linguagem que conecta e inclui.
Assista ao videoclipe
Versão em Libras
Evento de lançamento e making-of
A estreia do videoclipe aconteceu no Memorial de Curitiba, em um evento presencial que contou também com a exibição do curta-metragem de making-of, dirigido por Florebela Letícia. O documentário, com duração de 17 minutos, será disponibilizado no YouTube a partir de 13 de maio.
Durante o evento, o público teve a oportunidade de participar de um bate-papo com ArkThur e parte da equipe criativa do projeto: a diretora Celine Liris, o diretor de fotografia Robson de Paula, a caracterizadora Day Padilha, o produtor Gabriel Muller, o ator e intérprete de Libras Nathan Sales e a fotógrafa Florebela Letícia. A mediação contou com interpretação em Libras feita por Jessica Nascimento.
Embora realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo em Curitiba, o projeto permanece com a essência de um trabalho independente, construído por uma rede de profissionais negros e pardos da cultura. Como sintetiza ArkThur: “A favela existe porque o povo preto se juntou e construiu um lugar chamado casa. E apesar da subestrutura, a gente vai lá e faz as ruas, a gente junta um cano no outro e faz, faz acontecer.”
Novidades e próximos lançamentos
Com os singles “Tudo Flui” (2024), “Verdades” e “Tecnologia da Alma” (2025) já disponíveis nas plataformas digitais, ArkThur prepara o terreno para o lançamento do álbum completo no dia 22 de maio. O artista também adiantou que outras faixas do projeto devem ganhar videoclipes, além de reforçar que um show especial — ainda sem data anunciada — está nos planos, prometendo trazer performance e participações marcantes.
Foto de capa: Divulgação