Após recriação da voz de Robin Williams por meio de IA, filha do ator crítica ação

O incrível ator e comediante Robin Williams que nos deixou em 2014 foi mais uma vítima da IA (Inteligência Artificial) após sua voz ter sido recriada para peças publicitárias, assim como ocorreu no Brasil recentemente com a cantora Elis Regina. Contudo, a filha do ator, Zelda Williams, foi a público criticar a ação e apoiou os artistas na luta contra esta prática.

“Não sou uma voz imparcial na luta do SAG contra a IA. Há ANOS testemunhei quantas pessoas querem treinar esses modelos para criar/recriar atores que não podem consentir, como papai. Isso não é teórico, é muito real”, declarou ela para a revista Variety. “Já ouvi que a IA costumava fazer com que sua ‘voz’ dissesse o que as pessoas quisessem e, embora eu pessoalmente ache isso perturbador, as ramificações vão muito além dos meus próprios sentimentos. Atores vivos merecem a chance de criar personagens com suas escolhas, de dar voz a desenhos animados, de colocar seu esforço e tempo HUMANOS na busca pela performance.”

Zelda ainda comparou o trabalho criado por IA como um Frankenstein que não recebe nem valor de comparação com um trabalho humano.

 

Texto por Igor Horbach

About The Author