Após descontentamento com arbitragem, São Paulo ameaça não participar do Campeonato Paulista em 2026

Reprodução:  Érico Leonan / saopaulofc.net

O São Paulo ameaça não escalar seu time principal no Campeonato Paulista de 2026. Insatisfeito com a arbitragem na semifinal contra o Palmeiras, disputada na última segunda-feira, o clube enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta terça-feira, expressando seu descontentamento.

No documento, o Tricolor exige a remoção do árbitro Flávio Rodrigues de Souza do quadro da FPF e afirma que ainda avalia sua participação na edição de 2026 do torneio. O clube considera não utilizar força máxima na competição como forma de protesto.

As críticas do São Paulo vão além da arbitragem. O clube também questiona o funcionamento do VAR e a postura da FPF. Uma das maiores insatisfações foi com a declaração do presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, que, durante uma coletiva de imprensa, afirmou que o goleiro Rafael poderia ter evitado o pênalti sofrido por Vitor Roque “se ele chuta para a frente” a bola.

O ofício ainda menciona outras decisões polêmicas do árbitro durante o clássico e relembra que Flávio Rodrigues de Souza já havia sido afastado pela CBF em 2024 por um erro na partida entre Vitória e Fluminense pelo Brasileirão, ficando quatro rodadas sem apitar. Para o São Paulo, a FPF falhou ao não tomar medidas diante da arbitragem na semifinal.

Diante disso, o clube estuda a possibilidade de não utilizar seus principais jogadores no Paulistão de 2026, como forma de demonstrar seu posicionamento.

Junte-se a comunidade que vive a cultura de verdade: Apoie o Folhetim Cultural no apoia.se agora mesmo! Clique aqui.

About The Author