Reprodução Getty Images
O rapper Kanye West, de 47 anos, foi desligado da agência de talentos 33 & West pelo seu agente musical, Daniel McCartney, após uma série de comentários nazistas publicados nas redes sociais.
McCartney anunciou a decisão por meio dos Stories, afirmando: “A partir de agora, não estou mais representando YE (F/K/A Kanye West) devido aos seus comentários prejudiciais e odiosos que nem eu nem a 33 & West podemos aceitar.”
Na última segunda-feira (11), o perfil do rapper na plataforma X (antigo Twitter) foi desativado após suas declarações racistas e nazistas. Em uma das publicações recentes, Kanye chegou a afirmar: “Eu sou um nazista.”
Antes de sua conta ser removida, ele também fez elogios a Hitler e saiu em defesa de Sean “Diddy” Combs. As declarações foram amplamente criticadas por organizações como a Liga Antidifamação (ADL) e o Comitê Judaico Americano. Além disso, diversas personalidades se manifestaram contra o rapper, entre elas o ator David Schwimmer, conhecido por interpretar Ross Geller na série “Friends”.
“Não podemos impedir um fanático de espalhar seu ódio ignorante… mas podemos parar de dar um megafone para ele, Sr. Musk”, escreveu Schwimmer, em referência ao dono da plataforma X, Elon Musk.
O ator também alertou sobre o impacto das falas de Kanye West, que conta com mais de 32 milhões de seguidores. “Kanye West tem 32,7 milhões de seguidores na sua plataforma, X. Isso é o dobro de pessoas do que o número de judeus existentes. Seu discurso de ódio doentio resulta em violência na vida real contra os judeus.”
Essa não é a primeira vez que o rapper faz declarações antissemitas na rede social. Em 2022, ele já havia sido punido com restrições na plataforma. No entanto, desta vez, não está claro se a conta foi desativada pelo próprio Kanye ou removida pela empresa.
Além das postagens nazistas, o rapper lançou uma polêmica campanha publicitária durante o intervalo do Super Bowl, no último domingo (9). O comercial, transmitido na região de Los Angeles, promovia a venda de uma camiseta branca estampada com uma suástica nazista.
A peça estava disponível no site oficial da Yeezy, marca de Kanye, pelo valor de US$ 20, o equivalente a aproximadamente R$ 115,80 na cotação atual.
(Com informações via CNN Brasil)