Walter Salles será homenageado pela Academia do Oscar

O cineasta brasileiro Walter Salles será homenageado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, com o Luminary Award. A premiação é destinada a artistas cujas contribuições ultrapassam os limites criativos tradicionais da produção cinematográfica.

Esta é mais uma demonstração de reconhecimento da Academia à trajetória de Salles, cujo trabalho já foi premiado em duas ocasiões pelo Oscar. Em 2025, o cineasta conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, tornando-se a primeira produção brasileira a receber essa honraria. Em 2005, o prêmio de Melhor Canção Original foi concedido a Al Otro Lado del Río, de Jorge Drexler, presente na trilha sonora de Diários de Motocicleta. Também se destaca a indicação de Central do Brasil ao Oscar em 1999.

A entrega do Luminary Award ocorrerá durante o Academy Museum Gala, evento da Academia que será realizado no dia 18 de outubro. A cerimônia tem como finalidade arrecadar recursos para projetos educacionais e culturais do Museu da Academia. Além de Walter Salles, também serão homenageados a atriz Penélope Cruz, o comediante Bowen Yang e o músico Bruce Springsteen.

O filme Ainda Estou Aqui, que já foi exibido em 98 países, visto por mais de 8,3 milhões de pessoas e recebeu 46 prêmios, segue em circulação no mercado internacional. A estreia no Japão está marcada para o dia 8 de agosto.

Via Assessoria de Imprensa

Reprodução: Crédito: Alile Dara Onawale

About The Author