Laboratório de Jornalismo: Webinário online traz debates e reflexões sobre cenário do jornalismo cultural para 2026

Entre os dias 29 e 30 de novembro de 2025 acontecerá o primeiro Laboratório de Jornalismo promovido pelo veículo Folhetim Cultural. Voltado para estudantes e profissionais de comunicação, o evento contará com keynotes e painéis que promovam debates e reflexões sobre o cenário do jornalismo cultural para 2026 e o rompimento de barreiras na área.

Durante os dois dias, 5 paineis e 1 keynote serão ofertados gratuitamente ao público por meio de transmissão no Youtube. As inscrições para aqueles que desejarem receber o Certificado de Participação posteriormente já estão abertas até o dia 28 de novembro através do link no final da matéria. 

O keynote de abertura recebe a jornalista cultural Luciana Melo, do Jornal Plural, para o tema “Jornalismo investigativo no mercado cultural”. A abertura acontece no dia 29 de novembro de 2025 às 09h00.

Em seguida, às 10h00, o Laboratório recebe Maximilian Santos e Felipe Almeida, fundadores da Tip Mídia para o painel “Assessoria de imprensa cultural”. Já às 10h30, o painel “Quando o marketing e o jornalismo se entrelaçam” recebe a jornalista e doutoranda da Universidade Federal do Paraná, Thaísa Brandão Comber.

O primeiro dia será encerrado, às 11h00, pelo painel “Colunas e redes sociais na formação de público” tendo como convidadas as atrizes e fundadoras do portal No Teatro Curitiba, Gabi Coutinho e Maduh Cavalli, além da escritora nacional Laritza Oliveira. As três também são colunistas do Folhetim Cultural.

Já no dia 30 de novembro, o Laboratório de Jornalismo abre espaço para dois paineis importantes. O primeiro, às 09h00, com o tema “O papel da crítica cultural” com participação de Sandro Moser, jornalista e crítico teatral do portal Fringe, Marden Machado, curador do Cine Passeio e Diogo Bueno, jornalista e fundador do Garagem Cultural. 

Em seguida, às 09h30, o painel “Ecossistema cultural como potencializador de audiência” com participação da co-fundadora da Agrupa Cultura, Luísa Gutjahr e a atriz e fundadora da Garalhufa Escola de Atuação, Mari Venâncio.

O evento será encerrado oficialmente às 10h00 com exibição do Upfront Folhetim 2026, o evento publicitário que contará todas as novidades do Folhetim Cultural para o ano que vem, além de performances artísticas locais. 

“É o nosso primeiro evento oficialmente e já começamos com o pé direito. Passamos o ano inteiro pensando em como fazer isso de uma maneira acessível e que atendesse temas importantes para o momento que estamos passando.”, conta Igor Horbach, co-fundador do Folhetim Cultural e atual Diretor de Negócios e Parcerias. “Além do Laboratório também vamos surpreender o mercado com a chegada dos programas culturais no ano que vem. Mas esse, o público terá que esperar o Upfront”

O evento é gratuito e online, com transmissão no Folhetim Play, canal do youtube do Folhetim Cultural. 

 

Programação do Laboratório de Jornalismo

29 de novembro:

  • 09h00 – Jornalismo investigativo no mercado cultural com Luciana Melo
  • 10h00 – Assessoria de imprensa cultural com Maxilian Santos e Felipe Almeida
  • 10h30 – Quando o marketing e o jornalismo se entrelaçam com Thaísa Brandão Comber
  • 11h00 – Colunas e redes sociais na formação de público com Gabi Coutinho, Maduh Cavalli e Laritza Oliveira

30 de novembro:

  • 09h00 – O papel da crítica cultural com Sandro Moser, Marden Machado e Diogo Bueno.
  • 09h30 – Ecossistema cultural como potencializador de audiência com Luísa Gutjahr e Mari Venâncio
  • 10h00 – Upfront Folhetim 2026

 

Serviço

Laboratório de Jornalismo 2025

Quando: 29 e 30 de novembro | Das 09h às 12h

Formato: Online

Quanto: Gratuito

Inscrições aqui

Mais informações aqui

 

About The Author