Caixa de Areia é um longa-metragem francês e sua estreia foi no festival Cinéma du réel no ano de 2023, e agora está presente na 13ª edição do festival Olhar de Cinema, parte da mostra Novos Olhares, que conta com filmes inéditos no país e trazem uma proposta de experimentações formais. O longa conta com o roteiro de Lucas Azémar e Charlotte Cherici, juntamente com a produção de Jérôme Blesson e a montagem de Mila Olivier e Nicolas Bailleul.
Diferente de tudo que estamos acostumados a ver em uma tela de cinema ou em um streaming, Caixa de Areia se passa em um roleplay de GTA.
O nome Caixa de Areia pode ser relacionado diretamente ao formato sandbox do jogo, que se define como uma funcionalidade de segurança que impede o Acces de executar determinadas expressões que podem ser ofensivas ou não seguras, o que é mostrado diretamente no filme com a ação dos administradores do jogo, ao deter um personagem abertamente racista.
A dupla de cineastas é conhecida por seu trabalho no universo dos machinimas, e agora nos trazem um filme em um servidor de jogo que transita por diversas paisagens virtuais de um local que os próprios jogadores e administradores chamam de ilha.
Em formato de documentário, o longa aborda questões atuais e de extrema sensibilidade da comunidade francesa participante do jogo, questões como trabalho, identidade, visão de mundo e estilos de vida.
Contando com muitos momentos de humor, a trama é envolvente e descontraída, é totalmente feito em formato de entrevistas, onde a principal regra é nunca sair do personagem.
Definitivamente uma experiência.