Zumbilândia: 14 anos de um clássico do subgênero de Zumbis

Durante os anos 2000 e o início dos anos 2010, o gênero de zumbis passou por um novo boom na cultura pop com uma verdadeira enxurrada de produções envolvendo os mortos-vivos. Filmes como Extermínio (2002), Madrugada dos Mortos (2004) e REC (2007) contribuíram e muito para esse ressurgimento do subgênero de terror, isso sem falar no verdadeiro fenômeno de The Walking Dead, seja nos quadrinhos, na série de TV e games. Entretanto, em meio a tantos e tantos outros filmes de zumbis tão semelhantes, um deles conseguiu se destacar por sua identidade cômica e personagens carismáticos, estamos falando de Zumbilândia.

Lançado no dia 2 de outubro de 2009, Zumbilândia é considerado por muitos como um dos melhores filmes de zumbi justamente por ir na contramão do que outros longas estavam fazendo. Enquanto diversas obras focam na contaminação, no terror e violência do apocalipse e uma chance de salvar a humanidade do vírus zumbi, o longa de Ruben Fleischer opta por uma aventura divertida e descompromissada, algo que já fica escancarado logo na abertura do filme, com as diferentes regras de sobrevivência em um mundo devastado pelos mortos.

Na história, acompanhamos a jornada dos personagens Columbus (Jesse Eisenberg), um tímido e atrapalhado nerd, Tallahassee (Woody Harrelson) um matador de zumbis com temperamento explosivo e de bom coração e Wichita (Emma Stone) uma jovem sarcástica que toma conta de sua irmã de 12 anos, Little Rock (Abigail Breslin) em uma viagem de sobrevivência pelos Estados Unidos.

Como mencionado anteriormente, Zumbilândia tem um escopo muito menor e mais simples em sua trama, focando nas aventuras e desenvolvimento das relações entre o grupo de protagonistas e como uma pessoa comum pode sobreviver em meio a toda a bizarrice que tomou o mundo. Todos os personagens são muito carismáticos e possuem ótimas passagens cômicas, algo que é mérito não só das atuações, mas também do roteiro escrito por Paul Wernick e Rhett Reese, que posteriormente viriam a trabalhar em Deadpool (2016) e Deadpool 2 (2018).

Originalmente, Zumbilândia foi concebida como uma série de TV que os roteiristas buscavam emplacar. Após serem rejeitados pela emissora CBS, a dupla foi apresentar o projeto para a Sony Television, que demonstrou interesse, tanto interesse, que o estúdio enxergou potencial cinematográfico na história. Após retrabalharem o roteiro dos primeiros episódios,  assim surgiu a história que vimos no filme.

Zumbilândia é um daqueles filmes que o público gosta de categorizar como “terrir”, ou seja um filme de terror que mescla elementos de comédia em sua trama. Apesar do termo ter se popularizado recentemente nas redes sociais, essa combinação não é tão nova quanto se pensa. Filmes como Gremlins (1984), Os Fantasmas se Divertem (1988) e Todo Mundo Quase Morto (2004) são apenas alguns exemplos de produções que também misturam, mas foi durante os anos 2010 que esse subgênero de terror realmente se popularizou.

O Que Fazemos Nas Sombras (2014), A Babá (2017), os filmes de A Morte Te Dá Parabéns (2017 e 2019),  a série Chucky (2021-2024) e M3gan (2023) são só algumas das várias produções “terrir” que tem dominado o cenário de horror nos últimos anos. Elementos que são semelhantes em produções do tipo são o uso de músicas populares, tramas despretensiosas que tendem a focar no absurdo da situação, estética colorida e vibrante e tendo como público alvo os jovens.

Reprodução: Sony

Todas essas são características que se aplicam tanto para Zumbilândia, quanto para a sua sequência lançada em 2019. Se você busca uma aventura leve para assistir com amigos neste Halloween ou um filme divertido para ver depois de um dia cansativo de trabalho, Zumbilândia é uma ótima pedida.

Com uma trama que não está interessada em desvendar a origem do vírus ou salvar a humanidade dos zumbis, o longa te leva em uma road-trip divertida com personagens muito carismáticos, com boas atuações, piadas que se encaixam bastante e uma aventura de 1 hora e meia que passa voando. Existe um bom motivo para que, mesmo 14 anos após seu lançamento, Zumbilândia continua como um dos queridinhos dos fãs de zumbis.

Zumbilândia está disponível na Max.

Assista ao trailer do filme:

About The Author