Você conhece Carlo Ancelotti, o novo técnico da Seleção Brasileira?

Foto: Светлана Бекетова/ Reprodução Matinal Jornalismo

Conheça algumas curiosidades sobre vida e carreira do italiano

Aos 65 anos, o italiano Carlo Ancelotti foi anunciado pela CBF para comandar a Seleção Brasileira de Futebol. O novo técnico irá comandar o time até a Copa do Mundo de 2026. No dia 26 de maio, ele chegará ao Brasil para anunciar os 23 convocados.

Para te ajudar a conhecer, traçamos um perfil com curiosidades sobre Ancelotti:

Personalidade e temperamento

Devido a sua trajetória gloriosa como treinador, é considerado um líder nato, onde destacam-se as suas habilidades de organização, liderança e comunicação com as suas equipes. Carlo possui um estilo de se comunicar de forma clara e persuasiva.

Embora seja introvertido, o seu jeito carismático, acessível e bem-humorado o ajuda a construir uma relação amigável com os jogadores, isso se reflete no ambiente positivo do vestiário. Outro aspecto marcante é a tranquilidade e segurança que ele transmite aos jogadores em momentos de alta pressão.

Estilo de jogo

Uma das principais características de Ancelotti como treinador é a sua capacidade em ser flexível, adaptando e explorando diversas variações táticas ao longo da sua carreira. Não está acostumado a se limitar ou ficar obcecado por apenas um tipo de estratégia. Habitualmente, estuda as habilidades dos jogadores e como podem contribuir em campo.

Esta semana o novo técnico, o coordenador executivo Rodrigo Caetano e o coordenador técnico Juan que já estão a caminho da Espanha, têm encontro marcado para discutir a lista dos pré-convocados para os jogos de junho contra Equador (05) e Paraguai (10), e a preparação técnica da Seleção para estes jogos.

Ancelotti mastiga mais de 10 chicletes por jogo

Parece loucura, mas é isso mesmo que você leu! O técnico adquiriu esse hábito para substituir os charutos e aliviar a tensão durante as partidas.

“Eu gostava de fumar, agora gosto de cigarros elétricos. Eu costumava fumar muito. É para isso que serve o chiclete.” – disse ele ao programa Universo Valdano.

Apreciador de queijos e vinhos

Durante a infância, Carlo e sua família viviam em uma pacífica fazenda onde produziam queijos que eram vendidos na região. Segundo ele, ainda sabe como fazer o queijo parmesão que aprendeu com o pai agricultor.

“Reggiolo é uma pequena cidade na Padania, no Norte [da Itália]. Para mim, é um dos lugares mais bonitos do mundo. Meu pai tinha terras e vacas. É uma terra de queijo.”

Além disso, em ocasiões especiais, sejam elas no esporte ou vida pessoal, Carlo gosta de degustar um bom vinho e até presenteia amigos com garrafas de sua adega pessoal.

Querido pelos jogadores brasileiros

A boníssima relação de Ancelotti com o Brasil não é de agora. Kaká, Ronaldo Fenômeno, Vinícius Jr e outros jogadores já declararam admiração pelo técnico. O treinador fez vários jogadores brasileiros como Rivaldo, Dida, Serginho, Cafu, Marcelo, Casemiro, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato brilharem ao serem comandados por ele, em times europeus.

Kaká teve seu auge sob o comando de Ancelotti, no Milan (Foto:Reprodução/Getty Images)

Um histórico brilhante de conquistas

Em sua trajetória vitoriosa, Carlo Ancelotti se tornou o primeiro treinador da história a levantar a taça nas cinco principais ligas nacionais da Europa e o único a conquistar a Champions League por cinco vezes. Entre os clubes que treinou em sua carreira estão Reggiana, Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Real Madrid e Bayern de Munique.

Carlo Ancelotti levantando a taça da Champions League conquistada pelo Real Madrid (Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

O grupo ficará disponível para Ancelotti a partir do dia 2 de junho no CT Joaquim Grava, do Corinthians.

E aí, será que agora o tão esperado hexa vem?

 

About The Author