Foto: Светлана Бекетова/ Reprodução Matinal Jornalismo
Conheça algumas curiosidades sobre vida e carreira do italiano
Aos 65 anos, o italiano Carlo Ancelotti foi anunciado pela CBF para comandar a Seleção Brasileira de Futebol. O novo técnico irá comandar o time até a Copa do Mundo de 2026. No dia 26 de maio, ele chegará ao Brasil para anunciar os 23 convocados.
Para te ajudar a conhecer, traçamos um perfil com curiosidades sobre Ancelotti:
Personalidade e temperamento
Devido a sua trajetória gloriosa como treinador, é considerado um líder nato, onde destacam-se as suas habilidades de organização, liderança e comunicação com as suas equipes. Carlo possui um estilo de se comunicar de forma clara e persuasiva.
Embora seja introvertido, o seu jeito carismático, acessível e bem-humorado o ajuda a construir uma relação amigável com os jogadores, isso se reflete no ambiente positivo do vestiário. Outro aspecto marcante é a tranquilidade e segurança que ele transmite aos jogadores em momentos de alta pressão.
Estilo de jogo
Uma das principais características de Ancelotti como treinador é a sua capacidade em ser flexível, adaptando e explorando diversas variações táticas ao longo da sua carreira. Não está acostumado a se limitar ou ficar obcecado por apenas um tipo de estratégia. Habitualmente, estuda as habilidades dos jogadores e como podem contribuir em campo.
Esta semana o novo técnico, o coordenador executivo Rodrigo Caetano e o coordenador técnico Juan que já estão a caminho da Espanha, têm encontro marcado para discutir a lista dos pré-convocados para os jogos de junho contra Equador (05) e Paraguai (10), e a preparação técnica da Seleção para estes jogos.
Ancelotti mastiga mais de 10 chicletes por jogo
Parece loucura, mas é isso mesmo que você leu! O técnico adquiriu esse hábito para substituir os charutos e aliviar a tensão durante as partidas.
“Eu gostava de fumar, agora gosto de cigarros elétricos. Eu costumava fumar muito. É para isso que serve o chiclete.” – disse ele ao programa Universo Valdano.
Apreciador de queijos e vinhos
Durante a infância, Carlo e sua família viviam em uma pacífica fazenda onde produziam queijos que eram vendidos na região. Segundo ele, ainda sabe como fazer o queijo parmesão que aprendeu com o pai agricultor.
“Reggiolo é uma pequena cidade na Padania, no Norte [da Itália]. Para mim, é um dos lugares mais bonitos do mundo. Meu pai tinha terras e vacas. É uma terra de queijo.”
Além disso, em ocasiões especiais, sejam elas no esporte ou vida pessoal, Carlo gosta de degustar um bom vinho e até presenteia amigos com garrafas de sua adega pessoal.
Querido pelos jogadores brasileiros
A boníssima relação de Ancelotti com o Brasil não é de agora. Kaká, Ronaldo Fenômeno, Vinícius Jr e outros jogadores já declararam admiração pelo técnico. O treinador fez vários jogadores brasileiros como Rivaldo, Dida, Serginho, Cafu, Marcelo, Casemiro, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato brilharem ao serem comandados por ele, em times europeus.

Um histórico brilhante de conquistas
Em sua trajetória vitoriosa, Carlo Ancelotti se tornou o primeiro treinador da história a levantar a taça nas cinco principais ligas nacionais da Europa e o único a conquistar a Champions League por cinco vezes. Entre os clubes que treinou em sua carreira estão Reggiana, Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Real Madrid e Bayern de Munique.

O grupo ficará disponível para Ancelotti a partir do dia 2 de junho no CT Joaquim Grava, do Corinthians.
E aí, será que agora o tão esperado hexa vem?