Na última semana, visitamos o Museu do Holocausto no bairro Bom Retiro em Curitiba, que é o único no Brasil com esse tema. Com um acervo enorme em homenagem às vítimas do nazismo, o museu é uma ótima fonte de pesquisa e reflexão.
Nazismo
Também conhecido como Shoá, o Holocausto foi a perseguição sistemática e o assassinato em massa de seis milhões de judeus europeus pelo regime nazista alemão durante os anos de 1933 até 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, sob a liderança de Adolf Hitler.
A causa do genocídio era de que os judeus não eram pessoas arianas (brancos puros) e então não mereciam viver. Os judeus eram tirados de suas casas e levados a campos de concentração , onde eram executados de diversas formas, sendo a mais conhecida, o envenenamento em câmaras de gás.
Museu
Inaugurado em novembro de 2011, mas com visitações a partir de fevereiro de 2012, o Museu do Holocausto tem uma exposição permanente e interativa com uma função educativa. Ao transmitir as informações de forma didática e tecnológica, o espaço mostra cenas e acontecimentos da guerra através de histórias dos que sofreram nas mãos de Hitler, e também de sobreviventes, inclusive alguns que migraram para o Brasil.
São mais de 56 objetos expostos e cerca de 300 fotos e vídeos por todo o espaço. Incluindo depoimentos em áudio, peças de roupas, calçados, documentos e cartazes de propagandas nazistas da época. Ainda há muitos objetos que são expostos extraordinariamente.
A visita é gratuita, porém há necessidade de agendamento. Clique aqui e agende sua visita.
Fotos da área interna do museu
No nosso Instagram, é possível assistir dois vídeos sobre essa visita, com mais informações e imagens. Clique aqui e confira.