“Tijolo por tijolo”, novo filme brasileiro que traz evidência da periferia de Recife ganha data de estreia

Com direção de Victória Álvares e Quentin Delaroche, o documentário de prestígio internacional e nacional em festivais, agora chega aos cinemas de todo o país. “Tijolo por tijolo” eterniza a história de uma família, por meio de um olhar humanizado da dupla de cineastas, em retratar uma realidade difícil do Brasil.

“‘Tijolo por Tijolo’ vai além de um registro documental. O longa é uma manifestação sobre dignidade, maternidade e o direto à moradia, uma história que ecoa as vozes de tantas outras ‘Cris’ espalhadas pelo Brasil, apostando no cinema como uma ferramenta de autoconhecimento, reflexão e transformação da sociedade”, contam as diretoras

No filme, assim como na vida real, Cris Martins e seu marido perdem o emprego formal quando a pandemia de COVID -19 assola o país, ao mesmo tempo que descobrem a quarta gravidez e que o terreno onde está a casa em que mora pode desabar a qualquer momento. Enquanto lutam para sobreviver em meio a um momento que a humanidade nunca havia visto antes, Cris decide se tornar micro-influenciadora digital, mostrando o dia a dia da maternidade aos seguidores. Enquanto que seu marido, reforma a casa para tentar evitar o pior, com tutoriais do Youtube.

Segundo as cineastas, o processo de gravação, iniciado após a vacinação contra a doença, resultou em um processo de trocas. “O processo de filmagem resultou em uma troca de relações humanas com o objetivo de apresentar o debate sobre desigualdades em retrato íntimo de luta da mulher periférica do Brasil”

“Tijolo por Tijolo” chega aos cinemas de todo o Brasil em 14 de agosto.

Sinopse: Acompanhamos Cris e sua família, moradores do Ibura, na periferia do Recife, que no início da pandemia de Covid-19 tiveram que abandonar sua casa devido ao risco de desabamento. Grávida do quarto filho e lutando por uma laqueadura, Cris trabalha como influenciadora digital enquanto a família reconstrói sua moradia. Abordando temas relevantes ao Brasil de hoje, como maternidade, empreendedorismo e direitos reprodutivos e à moradia, entremeados com momentos de leveza cotidiana, o filme ressalta o protagonismo coletivo que torna possível erguer as paredes de um lar, dia após dia.

 

Assista ao trailer:

Via Assessoria de Imprensa

Foto por Olhar Filmes

About The Author