Que o Brasil está longe de ser uma potência olímpica todo mundo sabe. Nosso país está muito atrás em termos de estrutura, apoio aos atletas e vontade política – tanto do setor público como do privado – para explorar o potencial desta nação de dimensões continentais.
Nada disso, porém, evitou que alguns nomes se destacassem no esporte olímpico nacional, trazendo para casa (improváveis) medalhas que simbolizam suas lutas, resiliência e dedicação, e deixam orgulhoso um povo que tem poucos motivos para tal.
Veja abaixo quem são os cinco atletas brasileiros recordistas em número de medalhas olímpicas:
1. Robert Scheidt (Vela): 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze
O paulista Robert Scheidt é o atleta olímpico mais vencedor no esporte brasileiro. Nascido em 1973, Scheidt disputou a Vela nas Olimpíadas por sete vezes e ganhou cinco medalhas, sendo duas de ouro (Atlanta-1996 e Atenas-2004), duas de prata (Sidney-2000 e Pequim-2008) e uma de bronze (Londres-2012).
Robert Scheidt começou a velejar aos nove anos, quando ganhou um barco do pai, e já aos 11 anos ganhou seu primeiro campeonato importante – o Sul-americano da classe Optimist. Scheidt tem 17 medalhas conquistadas em campeonatos mundiais.
2. Torben Grael (Vela): 2 ouros, 1 pratas e 2 bronze
Velejador e vencedor de cinco medalhas, assim como Robert Scheidt, Torben Grael participou de 6 Olimpíadas e deixou de subir ao pódio em apenas uma delas. Torben começou a velejar com seu irmão Lars quando tinha apenas cinco anos de idade, em Niteroi-RJ, incentivado pelo avô.
Torben Grael é pai de Martine Grael, bicampeã olímpica. O atleta conquistou duas medalhas de ouro (Atlanta-1996 e Atenas-2004), uma de prata (Los Angeles-1984) e duas de bronze (Seul-1988 e Sydney-2000).
3. Serginho (Vôlei): 2 ouros e 2 pratas
O paranaense Serginho, astro do vôlei brasileiro, é dono de quatro medalhas olímpicas: dois ouros (Atenas-2004 e Rio de Janeiro-2016) e duas pratas (Pequim-2008 e Londres-2012). O ex-atleta, nascido em 1975, é considerado um dos maiores atletas da história do esporte nacional.
Escadinha, como é conhecido o ex-jogador brasileiro, é considerado o maior líbero da história do vôlei. Serginho tem 14 medalhas de ouro no total, entre medalhas olímpicas, ligas e campeonatos mundiais, e sul-americanos.
4. Isaquias Queiroz (Canoagem): 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze
Isaquias Queiroz é o atleta olímpico com mais conquistas que ainda continua em atividade (e portanto pode melhorar sua posição no ranking). Em 2024 Isaquias terá a chance de obter mais duas medalhas, nas categorias C1 1.000m masculino e C2 500m masculino (em parceria com Jacky Godmann).
O baiano de Ubaitaba é o único esportista brasileiro a conquistar três medalhas olímpicas em uma única edição. Nos últimos Jogos Olímpicos, Tóquio-2020, Isaquias conquistou uma medalha de ouro. Já no Rio de Janeiro-2016, foram duas de prata (em categorias diferentes) e uma de bronze.
5. Gustavo Borges (Natação): 2 pratas e 2 bronzes
Gustavo Borges participou de quatro Olimpíadas e ganhou quatro medalhas, sendo duas de prata (Barcelona-1992 e Atlanta-1996), e duas de bronze (Atlanta-1996 e Sydney-2000).
O paulista de Ribeirão Preto marcou uma era ao lado de outros grandes nadadores como Fernando Scherer, o Xuxa.