Festival de Curitiba – Foto: Lina Sumizono
Os moradores de Curitiba apresentam uma participação acima da média nacional em atividades culturais, conforme apontado pelo estudo Cultura nas Capitais. A pesquisa revelou que a leitura é a atividade cultural mais popular: 68% dos entrevistados leram pelo menos um livro no último ano. O sertanejo lidera as preferências musicais, e o Festival de Curitiba é considerado o evento cultural mais relevante da cidade.
Realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, a pesquisa abrange todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal. Foram entrevistadas 19.500 pessoas presencialmente em todo o país, sendo 600 moradores de Curitiba, entre fevereiro e março de 2024.
Principais destaques da pesquisa
- Curitiba supera a média nacional em 11 das 14 atividades culturais analisadas, incluindo livros, cinema, museus, bibliotecas, teatro, e dança.
- A capital se destaca em visitas a locais históricos (+9 pontos percentuais), museus e bibliotecas (+8 pp), jogos eletrônicos, feiras literárias e leitura (+6 pp).
- Atividades menos frequentes incluem saraus (12%) e concertos de música clássica (10%).
- 57% dos entrevistados afirmam que as atividades culturais que frequentam ocorrem longe de seus bairros.
Comparativo com 2017
O estudo de 2024 confirma uma tendência de queda no acesso à cultura em relação à pesquisa de 2017. Apesar disso, Curitiba apresentou um recuo menor do que outras capitais. A exceção foi a frequência ao cinema, que caiu de 67% para 51%, uma queda superior à média nacional (-12 pp).
Público potencial e barreiras de acesso
A pesquisa também avaliou o público potencial, ou seja, aqueles que não frequentaram certas atividades, mas demonstram interesse. Se esse público fosse efetivamente alcançado, o acesso poderia crescer em até 80%. No teatro, por exemplo, o acesso atual é de 29%, mas 25% dos entrevistados manifestaram alto interesse em ir.
Eventos, gastronomia e música
- Festas populares: 34% dos entrevistados participaram de alguma, sendo que festas juninas lideram a preferência (68%).
- Evento mais importante: o Festival de Curitiba é o mais citado.
- Gastronomia: o pinhão é o prato mais representativo da cidade.
- Música: o sertanejo é o gênero mais popular (47%), seguido por rock (30%) e MPB (23%).
- Consumo musical: 86% ouvem música pelo celular, sendo YouTube (64%), Spotify (51%) e TikTok (22%) as principais plataformas.
Espaços culturais mais frequentados
- Museus: 34% visitaram museus no último ano; o Museu Oscar Niemeyer é o mais citado (48%).
- Teatro: 29% dos curitibanos foram ao teatro, com destaque para peças adultas (51%) e infantis (48%).
- Baixa visitação: mesmo sendo conhecidos, muitos espaços culturais têm altas taxas de não visitação, como o Teatro Paiol (42%) e a Ópera de Arame (23%).
Seminários sobre a pesquisa
A Cultura nas Capitais promoverá seminários para debater os resultados. Algumas datas confirmadas:
- 11 de fevereiro – Belém (Sesc Ver-o-Peso)
- 19 de fevereiro – Rio de Janeiro (Museu do Amanhã)
- 26 de fevereiro – Brasília (IPEA)
- 12 de março – Belo Horizonte (Sesc Palladium)
Os demais seminários serão anunciados no site oficial do projeto.
Metodologia
A pesquisa ouviu 19.500 pessoas de todas as capitais brasileiras, com idade a partir de 16 anos. O levantamento foi realizado pelo Datafolha e aplicou o Critério Brasil de Classificação Econômica para segmentação dos entrevistados.
A pesquisa Cultura nas Capitais destaca o grande potencial cultural de Curitiba, ao mesmo tempo em que aponta desafios no acesso e na distribuição geográfica das atividades culturais na cidade.
(Com informações via assessoria de imprensa)