Marquem em seus calendários, a 97ª cerimônia do Oscar já tem data confirmada. Pouco mais de um mês após a última edição, a Academia anunciou que a próxima edição do prêmio será no domingo, 2 de março de 2025, enquanto a revelação dos indicados acontecerá em 17 de fevereiro.
Jimmy Kimmel deve retornar como apresentador principal após a boa recepção na última edição, bem como a equipe de produção responsável pelo Oscar 2024. A última edição da premiação contou com uma média de 19,5 milhões de espectadores, audiência mais alta nos últimos quatro anos e um aumento de 4% em relação ao Oscar 2023.
Existem vários pontos que explicam esse aumento considerável na audiência e interesse do público pela premiação, como a inclusão de filmes com grande apelo popular como Oppenheimer e Barbie, as performances musicais de Ryan Gosling (I’m Just Ken) e Billie Eilish (What Was I Made For?), o fato da transmissão do Oscar ter começado uma hora mais cedo e ficado próximo da duração planejada de três horas, blocos com atores convidados que de fato foram engraçados – diferente das vergonhas alheias da edição de 2022 – e as homenagens a atores e atrizes vencedores de edições passadas apresentando as categorias de atuação principal e coadjuvante, o que resultou em um evento mais leve, dinâmico e agradável de assistir quando comparado a anos anteriores.