Em 1991, João Batista Sérgio Murad abria os portões de um pequeno terreno no pacato município de Penha (SC) com seu nome artístico, Beto Carrero, com alguns prédios na arquitetura alemã, duas rodas gigantes e um show circense. Este foi o começo do que se tornaria em poucos anos no maior parque multitemático da América Latina.
31 anos depois, o Beto Carrero World é um dos maiores parques temáticos do mundo e se seguir crescendo neste ritmo poderá ser concorrente direto do Walt Disney Resorts, que lidera o ranking a décadas de maior rede de parques do mundo.
Nascido em São José do Rio Preto (SP), João Batista Sérgio Murad tinha um sonho: se tornar um artista de renome no Brasil. Contudo, sua dura realidade era pouco favorável na época. Murad só viria a mudar este cenário anos mais tarde, depois de criar o personagem Beto Carrero, uma homenagem a seu pai, Alexandre Murad, que na região era conhecido pelo nome de Carrero.
Mesmo com inúmeras dificuldades e impasses políticos e econômicos, no dia 28 de dezembro de 1991, Beto Carrero cortava a fita do parque temático Beto Carrero World.
Com apenas algumas construções ao estilo alemão (estrategicamente pensados para atrair o público de Blumenau), duas rodas gigantes usadas e um show montado em uma lona de circo, aos poucos o ponto turístico foi ganhando a admiração do público que já era fã de seu trabalho na televisão.
Em 2008, depois de já ter construído cinco áreas temáticas e entrar no ranking de Maiores Parques da América, João Batista Sérgio Murad deixou seu sonho para uma missão diferente. O artista faleceu em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês durante uma cirurgia no coração e foi sepultado no Cemitério Municipal de Penha.
O EMPREENDIMENTO
Mesmo antes de falecer, Beto já previa que o obvio aconteceria a qualquer momento, uma vez que a morte é a única certeza do ser humano. Por isso, passou boa parte de sua vida preparando seu primogênito, Alex Murad, para assumir seu posto quando fosse a hora.
Alex assumiu a direção do empreendimento um dia após o falecimento do pai e começou a modificar o parque a sua maneira. A primeira montanha russa invertida do país já havia sido comprada por Beto em vida, mas ainda não tinha um projeto temático aprovado. Diante da partida de seu fundado, o Beto Carrero World decidiu por homenageá-lo com a atração que seria um divisor de águas no empreendimento.
A Firewhip abriu no dia 28 de dezembro de 2008, fabricada pela Vekoma e importada do Japão, a montanha russa de 5 loopings fez um enorme sucesso, levando mais de 2 milhões de visitantes a Penha.
Com a pandemia de 2020, pela primeira vez em sua história, o Beto Carrero World se viu obrigado a fechar suas portas por alguns meses para a segurança de todos. Após a flexibilização das medidas sanitárias do estado de Santa Catarina, o parque abriu suas portas de forma satisfatória e servindo de exemplo (ao menos no começo) de medidas de contingencia do corona vírus.
NOVOS RUMOS
Com o enorme sucesso de suas atrações, o Beto Carrero World começou a atrair atenção do mundo todo. Este ano, o parque ficou em 2º lugar no ranking de Melhor Parque Temático do mundo, atrás apenas do Siam Park, na Espanha.
A cada sucesso, uma nova expectativa precisa ser superada, por isso, Alex Murad foi em busca de novas atrações. Principalmente após movimentos na internet feito por “BetoFãs” (nome dos fãs do parque) que pediam por atrações mecânicas novas.
Atrações mecânicas são rides, brinquedos de fabricação internacional como montanha russa. O último brinquedo do gênero fora a Firewhip em 2008. As demais inaugurações foram apenas de shows e re-tematização de áreas que já existiam no parque.
Com os 30 anos de existência se aproximando, Alex precisava correr contra o tempo, mesmo diante da pandemia, se quisesse revolucionar o setor turístico da região. Contudo, mesmo com uma repaginada em vários locais do parque e a inauguração de um novo brinquedo radical (Rebuliço), o fluxo de visitantes crescente a cada dia, não conseguia suprir o tamanho da demanda. Principalmente, pelo fato de que na questão de tematização, experiência e imsersão, o parque estava longe de bater o sucesso da Disney.
Para melhorar no quesito de temática, Alex foi atrás de um escritório especializado em Nova Iorque. A empresa KBXD ficou responsável por criar o design e conceito da área temática Nerf Mania, após a parceria ser fechada com uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, Hasbro.
A área traz o conceito de futurismo. O Spin Blast (disco onde os visitantes sentam-se na extremidade, girando em 360º e fazendo o movimento de pendulo) recebeu a temática dos lançadores de dardos. Além disso o Super Soaker Splash (atirador de água que gira dentro de uma piscina) utiliza os próprios lançadores de dados de água da Hasbro.
Quando se fala em ameaçar o imperialismo da Disney, se trata exatamente do quesito de experiência. O Beto Carrero World investiu cerca de R$100 milhões somente na Nerf Mania, a única área temática do gênero no mundo, para que, uma vez dentro, o visitante se sinta no universo Nerf.
“Esse foi o maior investimento da história do Beto Carrero World. Levamos 31 anos pra chegar nesse padrão de entretenimento a nível internacional. É um motivo de muito orgulho, afinal, meu pai sempre se inspirou na magia dos parques de fora e posso afirmar que vem muito mais por aí”, comenta Alexandre Von Janke Murad, Presidente do Conselho Administrativo do Beto Carrero World em nota divulgada a imprensa.
“Mal podemos esperar para que os consumidores de todas as idades aproveitem a primeira área temática de NERF no Beto Carrero World, e esta inauguração é apenas o começo do que está por vir”, comenta Matt Proulx, vice-presidente de Experiências Globais, Parcerias e Música da Hasbro. “Essa experiência totalmente imersiva realmente se baseia no estilo de vida de jogo social e ativo pelo qual NERF é conhecido ao longo de seus quase 55 anos de história, ao mesmo tempo em que incentiva a competição amigável entre familiares e amigos.”
Aos poucos, percebe-se que este é o desejo de Alex e do Conselho Administrativo do parque: O de tornar o Beto Carrero World em uma experiência imersiva diferenciada de tudo que o turismo já viu no Brasil.
Já tendo ultrapassado 2 milhões de visitantes por ano, o parque é um dos principais destinos turísticos do país, levando pessoas a saírem de Manaus, por exemplo, para o sul do país, apenas para cruzar pelo Castelo das Nações.
Com imersão, novas atrações e seguindo a mesma qualidade que a Nerf Mania, em poucos anos, o Beto Carrero World se tornara um dos principais destinos do mundo, entrando na briga acirrada com a Disney, que há de se convir exige um alto investimento para filas quilométricas.
A opção de conhecer o parque brasileiro ao invés de ir para a “gringa” não vem só do descontentamento dos visitantes com o outro destino, mas também pelo dólar alto, a burocracia dos vistos entre outros detalhes, sendo altamente vantajoso que o Beto Carrero aproveite a oportunidade.
Não é por acaso que obras por todo o parque estão ocorrendo desde 2021. Recintos do zoológico, áreas antes fechadas, fachadas das construções e até mesmo detalhes minimalistas como postes de luzes e meio fio.
Entrar para a concorrência internacional dos parques norte-americanos e europeus é um desafio gigante, mas que com áreas como a Nerf Mania e a Cowboyland, não levará muito tempo para que a Disney pressione o parque brasileiro diretamente. Afinal de contas, uma viagem a Penha (SC) sai ao menos 60% mais em conta do que um único dia no Magic Kingdom.
O próprio CEO da Disney Company, Bob Iger, declarou recentemente que os lucros e valor de mercado da empresa tem despencado nos últimos anos. Atualmente todo o grupo Disney só perde lugar para a Netflix que vale US$194 bilhões enquanto que a casa do Mickey Mouse tem apenas US$149 bilhões.
É fato que se seu fundador, Beto Carrero, tivesse conseguido emplacar os programas de televisão e personagens animados que tentou no passado, como Betinho Carrero, o empreendimento como um todo já estaria mais à frente. Contudo, o mercado dos anos 2000 funcionava de outra maneira.
Não tendo sido a realidade, o parque de Penha seguiu outros moldes, altamente eficientes para atrair turistas de todos os lugares. É impossível ir ao Beto Carrero World nos dias de hoje e não encontrar visitantes de todos os cantos do país e até mesmo de outras nacionalidades.
Se ameaçar o império da Disney vai ser uma realidade, mesmo com a dificuldade econômica que empreendimentos como este enfrentam no setor, não há como saber, mas que o Beto Carrero World e sua equipe possuem a capacidade técnica que se exige, isto é fato.