Matthew Perry: Como o Emmy trouxe à tona novamente o caso da morte do ator de Friends

A premiação do Emmy 2024 ocorreu na noite do último domingo, dia 15, e como já é tradição, um dos segmentos do evento é dedicado a homenagear atores e atrizes que nos deixaram. Nomes como James Earl Jones, Carl Weathers e Gena Rowlands foram alguns dos contemplados neste quadro, mas a exclusão de um ator gerou indignação do público nas redes sociais. Estamos nos referindo a Matthew Perry, falecido ator que interpretava o personagem Chandler Bing na série Friends (1994-2004).

Aos 54 anos, Perry morreu no dia 28 de outubro em sua casa, localizada em Pacific Palisades, no estado da Califórnia. Seu corpo foi encontrado flutuando de bruços em uma banheira de hidromassagem. Legistas afirmam que a causa de sua morte foi overdose de uma substância chamada cetamina. A droga é um composto utilizado em tratamentos para problemas de saúde mental como depressão, ansiedade e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). A dose que matou o ator, teria sido sua a terceira no dia.

Cetamina tem se tornado cada vez mais popular nos Estados Unidos nos últimos anos, com o surgimento de clínicas especializadas no uso da substância, vendas online e redes de tráfico da droga. O que agrava ainda mais a situação, é que acesso a receitas de cetamina também estão cada vez mais fáceis de adquirir, especialmente quando se trata de celebridades com grande influência e dinheiro. Documentos encontrados pelas autoridades, revelam que Perry estava tratando sua depressão e ansiedade em uma clínica de cetamina, entretanto, o que deveriam ser doses controladas e monitoradas, logo se transformaram em vício.

Em seus três últimos dias de vida, o assistente pessoal de Perry o injetava com cetamina até seis vezes por dia. O ator tem um longo histórico de dependência química, algo que ele mesmo aborda em sua autobiografia Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível (2022).

5 pessoas estão envolvidas na morte de Matthew Perry, sendo eles o assistente pessoal do ator, Kenneth Iwamasa, os médicos Salvador Plasencia e Mark Chavez, Jasveen Sangha, a traficante conhecida pelo apelido “Rainha de Cetamina” e Eric Fleming, um intermediário de Sangha que auxiliava na distribuição da droga.

Iwamasa, Chavez e Fleming se declararam culpados pelas acusações, auxiliando as autoridades em troca de acordos judiciais. Fleming terá sua sentença marcada para outubro deste ano e Iwamasa para novembro. Já Plasencia e Sangha, ambos se declaram inocentes perante as acusações e vão para julgamento, com previsão para se iniciarem em 4 de março de 2025.

Além de Friends, o ator e roteiristas também é conhecido por seu trabalho nas séries Mr Sunshine (2011), The Good Wife (2012-2013), The Good Fight (2017), Estranho Casal (2015-2017), e The Good Fight (2017).

About The Author