Dirigido por Antonio Pitanga e distribuído pela Imovison, Malês é um filme que mostra as dificuldades de vida de homens e mulheres negros na Bahia do século XIX, como o racismo, a miséria e a intolerância religiosa, ganhou sua data de estreia. O novo longa do diretor, chega aos cinemas em 14 de novembro deste ano.
O filme é baseado em fatos reais, retratando a Revolta das Malês, o maior levante de escravizado da história do Brasil, que mobilizou a população negra escravizada e liberta em Salvador a lutarem contra a escravidão em 1835. O filme será estrelado por Rocco e Camila Pitanga – filhos do diretor – Wilson Rabelo, Bukassa Kabengele, Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Heraldo de Deus, Patrícia Pillar, além do próprio Antonio Pitanga.
Em Malês, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante que reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. O filme também apresenta os outros nomes reais envolvidos na rebelião, como Ahuna (Rodrigo dos Santos), Manuel Calafate (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino), além de personagens fictícios que retratam dramas reais, como Dassalu (Rocco Pitanga), Sabina (Camila Pitanga) e Abayome (Samira Carvalho).
O filme é uma produção da Tambellini Filmes, em coprodução com a Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme, e com o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Cultural.