John Lithgow defende nova série de Harry Potter e revela curiosidade sobre conversa com J.K. Rowling

Em meio às polêmicas envolvendo J.K. Rowling e seu posicionamento sobre questões trans, o ator John Lithgow (Um Tiro na NoiteConclave) assumiu publicamente seu apoio à nova adaptação da saga Harry Potter para a TV. Em entrevista ao The Times, o intérprete que viverá Alvo Dumbledore na produção da HBO admitiu não esperar tanta resistência ao seu envolvimento no projeto, mas garantiu que as críticas não o afastaram.

“Eu pensei: ‘Por que isto é uma questão?’. Imagino como a J.K. Rowling absorveu isso. Eu suponho que em algum momento vou conhecê-la e estou curioso para conversar com ela”, disse Lithgow. Questionado se as reclamações o fizeram reconsiderar sua participação, respondeu: “Por céus, não!”.

O ator contou ainda que uma amiga próxima, mãe de uma criança trans, enviou-lhe um artigo intitulado “Uma Carta Aberta a John Lithgow: Por Favor, Afaste-se de Harry Potter”. Apesar do alerta, ele seguiu firme na decisão e destacou a importância do papel: “Claro, foi uma decisão importante, porque provavelmente será o último papel importante que interpretarei. É um compromisso de oito anos, então eu estava pensando na mortalidade e que este é um ótimo papel de encerramento”.

A série, descrita pela HBO como uma “adaptação fiel” dos livros de Rowling, promete explorar o universo bruxo em sete temporadas, uma para cada volume da saga. A autora participa da produção, mas detalhes do roteiro ainda são mantidos em sigilo.

Fincher e o Harry Potter “esquisito”

Outro nome que gerou burburinho nos bastidores foi o do cineasta David Fincher (Se7en). Em conversas com o estúdio, ele chegou a sugerir uma abordagem mais ousada para a adaptação: “Eu lembro de dizer ‘Eu só não quero fazer a versão limpa e hollywoodiana da história. Eu quero fazer algo que pareça mais como Os Desajustados (1987). Eu quero que seja esquisito’”. A ideia, porém, não avançou.

Enquanto a nova série não estreia (sem data confirmada na plataforma Max), os oito filmes originais, com Daniel Radcliffe, Emma Watson e um elenco estelar, seguem disponíveis no catálogo. Aguardemos, então, para ver se a magia resiste ao tempo (e aos debates) nesta reinvenção do mundo bruxo.

About The Author

Mais do mesmo autor

Cidades do litoral paranaense recebem espetáculo gratuito “AMMA Circo Show”

Teatro como ferramenta de transformação social