O teatro no Brasil está presente desde as antiguidades, e a cada ano que passa mais e mais transformações vão acontecendo, o que vem aprimorando a forma como fazemos e também como contemplamos esta arte. Grandes momentos marcaram a história do teatro Brasileiro, e hoje faremos uma retrospectiva para relembrar cada um deles.
O teatro como doutrinação
Reprodução: Ministério apologético ” Os jesuítas são donos da Amazônia?”
Os primeiros sinais de aparição do teatro no Brasil começaram no século XVI, onde os colonos utilizavam as encenações como forma de colonizar e catequizar os povos indígenas que já estavam em território brasileiro. Em destaque temos o nome do Padre José de Anchieta, que é um dos primeiros dramaturgos do país.
O teatro como entretenimento
Reprodução: Casa das Artes de Laranjeiras ” O burguês fidalgo”
Com muita influência europeia e novos ares na história do Brasil, o teatro começou a ser visto como entretenimento no século XIX, como crescimento das cidades. Aqui o teatro começa a ser visto com outros olhos e começa a ganhar grandes atores que começa a se destacar, como Martins Pena, famoso pela sua atuação em “O Juiz de Paz na roça”. Estes são os primeiros momentos onde o teatro é usado como forma de crítica e observação social, e isso se tornaria uma tendência que nunca mais iria embora.
O teatro durante a ditadura militar
Reprodução: Politize! Ditadura militar no Brasil
O teatro foi peça chave para resistência e local de fala durante os períodos de ditadura militar. Inúmeras questões políticas e sociais eram abordadas pelos artistas como forma de protesto, e vários grupos se formavam para reunir atores e admiradores das obras. O teatro era uma das únicas formas de expressar as críticas ao governo.
Uma peça chave na história do Brasil
O teatro no Brasil sempre foi muito mais do que um simples entretenimento: foi lugar de fala, resistência, críticas sociais e uma forma de expressão da sociedade. Com o passar dos anos se aprimoraram as técnicas e novas formas de explorar esta arte apareceram, mas sua essência nunca mudou: a expressão.
Com a arte do teatro podemos construir ideias, influenciar pessoas, transformar os pontos de vista, e principalmente ter voz. O teatro brasileiro foi e continua sendo um dos principais patrimônios do país.