O Grupo Hápax estreia em novembro sua nova montagem: As Bacantes, adaptação da tragédia de Eurípides. As apresentações acontecem no Pátio da Reitoria da UFPR nos dias 1º de novembro, às 16h, 4 de novembro, às 21h, e 8 de novembro, às 10h e às 16h.
Escrita no século V a.C., As Bacantes narra a chegada de Dionísio à Grécia. Na cidade de Tebas, o rei Penteu se recusa a reconhecer a divindade do deus do vinho e se opõe ao culto báquico. Mas o fascínio pelas celebrações — já abraçadas por sua mãe, suas tias e seu avô — conduz o monarca até as bacantes. Nesta montagem, o Hápax traz a tragédia de volta ao espaço público, em uma encenação com máscaras.
Criado em 2023 por Nícolas Wolaniuk com o objetivo de encenar textos da Antiguidade, o Grupo Hápax integra o projeto de extensão “Omnibus: Letras Clássicas para Todos” do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da Universidade Federal do Paraná.
Neste mês, o Hápax conquistou cinco prêmios na categoria amadora no 18º Festival de Teatro de Pinhais com sua adaptação de As Rãs, de Aristófanes — melhor espetáculo, melhor intérprete, melhor direção, melhor caracterização e melhor tecnia.

SERVIÇO
Espetáculo: As Bacantes
Local: Pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, entradas pela General Carneiro, 460 e Dr. Faivre, 405
Datas e horários:
1º de novembro — 16h00
4 de novembro — 21h00
8 de novembro — 10h00 e 16h00.
Classificação: Livre
Instagram: @teatrohapax
FICHA TÉCNICA
Elenco — Adriano Cruz, Antônia, Gabi Ramos, Gabriel Sampaio, Kai Jorge, Manu Carvalho, Nico
Confecção das máscaras — Grupo Hápax com apoio da Cia dos Ventos
Figurino — Sandra Francisca Canonico
Cenotécnico — Jesmiel Leite
Direção — Nícolas Wolaniuk
Foto de Capa: Nícolas Wolaniuk
Via Assessoria
