A peça Freud e o Homem dos Ratos, que conquistou o público em sua temporada de estreia, retorna ao Teatro Vannucci com mais cinco apresentações a partir de 13 de maio. O espetáculo será encenado às terças-feiras, às 20h30, nos dias 13, 20 e 27 de maio, além de 3 e 10 de junho. Com direção, dramaturgia e atuação de Antonio Quinet, à frente da Cia. Inconsciente em Cena, o elenco também conta com o ator Igor O. Coelho.
A montagem teatral traz à cena o célebre caso clínico atendido por Sigmund Freud em 1907, quando Ernst Lanzer (interpretado por Coelho), um jovem perturbado por pensamentos obsessivos, inicia sessões de análise com o criador da psicanálise (vivido por Quinet). Esse atendimento resultaria, um ano depois, na apresentação do estudo conhecido como O Homem dos Ratos, durante o Primeiro Congresso de Psicanálise, em Salzburg.
A narrativa se passa integralmente no consultório de Freud, onde o público acompanha o desenrolar das sessões com Lanzer, um paciente que lida com conflitos familiares e afetivos, sintomas obsessivos relacionados a uma tortura com ratos, e uma profunda incapacidade para lidar com o trabalho e os relacionamentos. Entre suas principais angústias, está a dúvida entre casar-se por amor ou conveniência, além de uma relação ambivalente com o pai.
“É a primeira vez que esse caso de Freud é transformado em espetáculo teatral. É um caso muito interessante e difícil de neurose obsessiva. O que a psicanálise mostra nesse caso é que não se tratam de transtornos isolados, mas um quadro clínico que a psicanálise estuda e trata, é o deciframento do inconsciente”, afirma Quinet. Ele destaca ainda o caráter onírico da encenação: “Repleto de cenas oníricas, o espetáculo leva o público para dentro da mente do paciente, revelando memórias da infância, sonhos e o mundo das fantasias. Assim no espetáculo a cena da realidade do consultório se transforma no palco da Outra cena do inconsciente. Junto com o espectador, Freud decifra e interpreta os sintomas que tanto angustiavam o jovem Ernst. É uma peça bastante plástica, com imagens do inconsciente, que transforma o caso em uma obra de arte”.
Antonio Quinet é reconhecido por unir teatro e psicanálise em sua obra. Com diversos livros publicados no Brasil e no exterior, ele é referência na articulação entre arte e inconsciente. A peça faz parte da pesquisa acadêmica “Teatro e Psicanálise”, que integra seu mestrado e doutorado na Universidade Veiga de Almeida. Em 2024, ele apresentou no Freud Museum de Londres o espetáculo Hilda e Freud, inspirado nos relatos da poeta Hilda Doolittle sobre suas sessões com Freud. Em junho de 2025, Quinet volta à instituição para levar Freud e o Homem dos Ratos ao público londrino.
À frente da Cia. Inconsciente em Cena, Antonio Quinet reúne uma trajetória marcada por contribuições relevantes à psicanálise e ao teatro. Psicanalista formado pela Escola de Lacan, em Paris, doutor em filosofia pela Universidade Paris VIII, professor, dramaturgo e tradutor de Lacan no Brasil, Quinet também é patrono do Freud Museum de Londres, onde ministra cursos e apresenta seus espetáculos. Sua pesquisa cênica e teórica é reconhecida internacionalmente como pioneira.
SERVIÇO
Espetáculo: “Freud e o homem dos Ratos”
Temporada: 13, 20 e 27 de maio e 3 e 10 de junho
Apresentações: toda terça-feira, às 20h30.
Teatro: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente 52 – 3° Andar
Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)
Duração: 70 min.
Classificação indicativa: 16 anos
Vendas on-line pela Sympla
Nas redes sociais: @antonioquinet e @inconscienteemcena
Foto de Capa: Léo Silva
Via Assessoria de Imprensa